DESTAQUE
Com mais de 2,5 mil participantes, maior RA em 10 anos resgata o espírito de pertencimento à SBQ
Novidades na programação e no evento, público diverso, e grande número de estudantes que foram pela primeira vez marcaram o evento em Campinas
|
Sucesso absoluto! Com o dobro de participantes da edição anterior, a 48a Reunião Anual da SBQ sacudiu Campinas na segunda semana de junho. Mais de 2,5 mil pessoas foram ao evento e literalmente tomaram conta do Expo Dom Pedro, encarnando o espírito de pertencimento da SBQ -- lema da atual gestão, marcado pela hashtag #ASBQéNOSSA. Foi a maior Reunião Anual dos últimos 10 anos em número de inscritos, em número de patrocinadores e em repercussão nas redes sociais. A abertura do evento contou com a presença do presidente da ABQ, Prof. Jean Catapreta e do vice-presidente do CFQ, Wilson Botter.
"Nós atribuímos o grande número de inscritos a três fatores principais: à campanha em que concedemos a primeira anuidade para jovens se associarem e irem à RA, à mudança na gestão da comunicação das nossas redes sociais, e ao trabalho de resgate do associado que vem sendo feito nesta gestão", afirma a presidenta da SBQ, Professora Rossimiriam Freitas (UFMG).
Na visão da presidenta, o que mais se viu nos quatro dias de evento - cinco, se contados os Workshops - foram associados felizes. De um lado, muitos jovens em Iniciação Científica que foram ao evento pela primeira vez. De outro, antigos associados retornando às RAs depois de algum período de ausência.
"Sempre falo que a RA tem a cara da secretária-geral. E a Elisa é assim: extremamente competente, extremamente organizada e adora festas. Então isso ajudou bastante o clima do evento", reforça a Professora Rossimiriam.
Muitas novidades foram implementadas na 48a RASBQ, com o objetivo de aproximar os associados entre si e com a sociedade, reforçando o espírito de pertencimento: uma sala quieta foi criada para que pessoas autistas e neuroatípicas pudessem ter um refúgio dos estímulos sensoriais; foram oferecidas opções de refeições veganas/vegetarianas no restaurante do evento; no formulário de inscrição havia espaço para que as pessoas declarassem gênero, raça/etnia, necessidades específicas e restrições; houve intérprete de libras; e fraldário fora do banheiro, oferecendo mais conforto para mães e pais.
A programação também passou por ajustes com uma nova grade de horário, comparada com edições anteriores, tendo no total 90 atividades e 100 palestrantes. Entre as novidades, conferências de 40 minutos, mais sessões coordenadas, dois dias de minicursos, três sessões de painéis, visitas ao CNPEM e o SBQ Confraterniza.
|
|
No total, foram 2.536 inscritos, sendo 1.639 associados congressistas, 563 alunos de IC e 401 não-associados congressistas. Foram inscritos 1.637 trabalhos, um aumento de 87% em relação à 47a RASBQ.
|
|
Os gêneros foram representados equilibradamente na RA, com 48% das palestras sendo feitas por mulheres. Curiosamente, essa também é a porcentagem de participantes mulheres. Em termos de diversidade étnica, 66% dos participantes eram brancos, 20% pardos, 8% pretos, 2% amarelos e 0,23% indígenas. Apenas 4% dos inscritos não declararam sua etnia.
A engenheira agrícola e ambiental, Leila Oliveira Santos, docente da Universidade Federal do Sul da Bahia veio de Itabuna para apresentar seu trabalho "Polycyclic Aromatic Hydrocarbons (PAHs) Associated with Fine Atmospheric Particulate Matter: Insights into Urban Air Quality and Emission Sources" na Sessão Coordenada de Química Ambiental. O trabalho apresenta dados de qualidade do ar em Teixeira de Freitas e Itabuna, cidades do sul da Bahia.
"Não tínhamos dados da qualidade do ar nessas cidades. Então esse trabalho foi divulgado em uma reportagem na TV local, e as pessoas perceberam que a química analítica é uma ferramenta para realizarmos trabalhos ambientais", conta a Professora Leila, que se associou à SBQ em 2015, se ausentou por alguns anos, e voltou a frequentar a RA em 2022.
Ela afirma que ficou impressionada com a diversidade de palestras e conferências, e que sua principal motivação para vir à RA é a possibilidade de interação com outros químicos que o evento oferece. "É muito importante vir mostrar o que estamos fazendo na UFSB, e ouvir o feedback de pesquisadores mais seniores e de outras instituições. A RA também é muito importante pois nos dá a possibilidade de estabelecer novas parcerias."
Em termos de impacto virtual, a RA alcançou números inéditos. "Agora sob os cuidados do Instituto Sua Ciência, as redes sociais da SBQ tiveram o dobro de interações com o conteúdo ligado à RA, o que demonstra o engajamento e o interesse da nossa comunidade", assinala a Professora Elisa Orth (UFPR), secretária-geral da SBQ e coordenadora da RASBQ. As postagens sobre a RASBQ tiveram em torno de 1,6 milhão de visualizações no Facebook e no Instagram. Foram publicados mais de 50 stories por hora de evento, com a hashtag #ASBQÉNOSSA. E como resultado deste esforço conseguimos mais de 4.600 novos seguidores no Instagram e novas curtidas no Facebook.
Além da programação e das novidades, o espaço em si foi outro ponto alto do evento, muito bem avaliado por facilitar a interação entre os participantes. Isso porque, ao contrário de Águas de Lindoia, por exemplo, só havia uma entrada e saída e num grande espaço de convivência. "Tínhamos essa preocupação de facilitar a interação entre as pessoas participantes, inclusive aumentando um pouco o tempo de coffee break. E deu muito certo, recebemos muitos comentários positivos sobre o local escolhido", comenta a Professora Elisa.
Uma novidade importante anunciada na RA é a criação do NID, Núcleo de Diversidade e Inclusão da SBQ (veja reportagem de Eduarda Moreira neste Boletim), que chega para representar todas as pessoas que se sintam sub-representadas ou invisibilizadas na SBQ, por meio da proposição de discussões e ações dentro da comunidade química. O NID (@nid_sbq) está sendo coordenado pelas professoras Daniela Anunciação (UFAL), Clascidia Furtado (CDTN) e pelo professor Edson dos Anjos (UFMS). Integram a equipe, até o momento, a professora Glaucia Gonzaga (UFF), e a jornalista de Ciências, Eduarda Moreira (USP).
A data e local da 49a Reunião Anual da SBQ serão anunciados em agosto. A boa receptividade do público a todas as novidades implementadas nesta RA será um fator norteador para a escolha do local da próxima. "Temos uma expectativa muito alta para a próxima RA. Queremos garantir a mesma qualidade, o mesmo sucesso de público, e um local que acolha bem as pessoas como foi o Expo Dom Pedro", avisa a secretária-geral da SBQ.
|
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|