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Com relatório quadrienal entregue, PROFQUI mira segunda expansão e engajamento de egressos
Para a equipe de gestão e coordenação do PROFQUI, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, o segundo semestre de 2024 e o início deste ano foram de trabalho intenso para a entrega do relatório quadrienal da CAPES, o segundo na história do programa. Diferentemente do primeiro, em que foi avaliado pela área de Química, o relatório entregue em março de 2025 será avaliado por uma nova área da CAPES, chamada Ciências e Humanidades para Educação Básica (CHEB), criada para abrigar os doze programas de pós-graduação profissional concebidos no âmbito do PROEB.
Antes da entrega do relatório, gestores do PROFQUI tiveram reuniões com a nova coordenação de área, e a migração foi um processo tranquilo, informa a professora Michelle Jakeline Cunha Rezende (UFRJ), coordenadora nacional do PROFQUI. "A mudança de área faz sentido para nós, pois o PROFQUI tem como objetivo impactar na formação dos alunos do ensino básico. O olhar do avaliador é sobre como o programa está chegando ao objetivo a que se propõe", declara.
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Coordenadores, discentes, docentes, egressos e convidados no III Workshop Nacional do PROFQUI, na 48a RASBQ
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O PROFQUI foi criado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tem a cogestão da SBQ.
Em 2022 passou por sua primeira expansão, incorporando à rede a Universidade Federal do Acre, o Instituto Federal do Amazonas, a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Em 2024, o Comitê Gestor do PROFQUI autorizou uma segunda expansão da rede para mais cinco IES, com foco nos estados que ainda não têm uma instituição de ensino superior associada. "A expectativa é de que ao final do próximo quadriênio, o programa seja composto por 27 instituições associadas", afirma a coordenadora.
Implementado em 2017, o PROFQUI já titulou mais de 554 mestres e conta atualmente com 298 docentes credenciados. Neste quadriênio, formou 346 mestres.
Um deles é Eduardo Dias Albino, professor do ensino médio na rede Sesi e na Rede Estadual de São Paulo, em Bebedouro. Sua pesquisa "O ensino de Química Orgânica e a formação da cidadania crítica: um estudo sobre a funcionalidade social do conhecimento científico" gerou o e-book "Compostos orgânicos (in)visíveis: as moléculas presentes em seu dia a dia", que concorre ao Prêmio Jabuti Acadêmico de 2025.
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Professor Eduardo Albino aplica seu recurso educacional no ensino de Química Orgânica, na rede pública em Bebedouro (SP): e-book concorre a Prêmio Jabuti Acadêmico
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Ele foi o representante dos egressos na comissão de autoavaliação nacional constituída para analisar as ações do programa durante o quadriênio 2021-2024, e observou algumas dificuldades naturais ao Programa, dada sua grande abrangência geográfica. Então, depois de conversas com a coordenação do Programa, decidiu criar uma entidade com o objetivo de dar suporte aos egressos em suas atividades de ensino e pesquisa, e engajá-los na disseminação dos recursos educacionais produzidos.
A entidade tem o nome provisório de Liga Nacional PROFQUI (LN-PROFQUI), e já tem a adesão de 20 egressos de diversas regiões do país. "Teremos uma primeira reunião de trabalho essa semana, e todos irão contribuir com ideias para a atuação da Liga. Mas em princípio temos alguns objetivos: oferecer suporte à atuação dos egressos na área de ensino e pesquisa em Química; responder de forma colaborativa aos chamados do PROFQUI para ações específicas; contribuir no atendimento e acolhimento dos futuros mestrandos do programa; e atuar diretamente em projetos de pesquisa e iniciativas voltadas à melhoria do setor educacional", explica o professor Albino.
Outra rede organizada espontaneamente por professores, que também se liga ao PROFQUI no objetivo de disseminar os recursos educacionais produzidos no programa, é a QuiMi_Conecta, criada no âmbito do INCT Midas, e coordenada atualmente pelos Professores Alfredo Luis Martins Lameirão Mateus (COLTEC-UFMG) e Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG).
O professor Rochel Montero Lago (UFMG), coordenador do INCT Midas, destaca algumas ações da rede QuiMi_Conecta realizadas este ano: o lançamento do livro "Práticas para professores do ensino médio utilizarem na sala de aula" em conjunto com o PROFQUI, e a criação da "Casa do Professor" que recebe e realiza projetos com professores da educação básica no Departamento de Química da UFMG.
"Os recursos desenvolvidos no PROFQUI formam uma espécie de manual de melhores práticas para o ensino de química. Então, por meio de iniciativas como a LN-PROFQUI e a QuiMi_Conecta, queremos que estes recursos cheguem a mais escolas e mais professores", observa a professora Michelle.
No quadriênio encerrado em 2024, outro foco de melhorias realizadas no PROFQUI foram as ações afirmativas de diversidade e inclusão. Os dados mostram um crescimento espontâneo do número de instituições associadas (IAs) que concedem vagas para políticas afirmativas ao longo dos anos, e, por conseguinte, há o aumento também do número de vagas reservadas. Das 273 vagas ofertadas no Edital do Exame Nacional de Acesso para a turma 2025, 13% estavam destinadas para políticas afirmativas de inclusão. O edital de bolsas lançado para esta turma, pela primeira vez, contemplou a reserva mínima de 20% das bolsas oferecidas para candidatos autodeclarados negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência para toda a rede do PROFQUI.
"Este é um caminho sem volta. Para o próximo quadriênio, vamos trabalhar para aumentar o número de IAs que reservam vagas para ações afirmativas", pontua a coordenadora nacional do programa.
Conheça o repositório do PROFQUI: https://profqui.iq.ufrj.br/dissertacoes/
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
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