DESTAQUE
Bahia inova e envolve autoridades e empresas locais no X EQBA
Encontro em Jequié deve reunir 400 químicos e promoverá ações científicas no município, como o plantio de mudas, e outras em discussão
O X Encontro de Química da Bahia, que será realizado de 14 a 16 de setembro em Jequié, será mais que uma reunião científica - será também uma grande atividade de extensão e divulgação científica. Isso porque os organizadores adotaram uma estratégia de envolver o poder público e o empresariado local no evento. Como decorrência, uma série de atividades que conectam a química e os químicos ao desenvolvimento regional estão planejadas.
"Não queremos ficar escondidos dentro dos muros da universidade. Entendemos que o EQBA é uma oportunidade para colocar a cara dos químicos à mostra. É preciso que o setor público, o empresariado e a sociedade como um todo conheçam o nosso trabalho", afirma o professor Leonardo Aguiar (UESB), vice-secretário da SBQ-BA e coordenador da organização do evento.
|
Prof. Leonardo Aguiar (UESB), vice-secretário da SBQ-BA e coordenador do X EQBA: "Entendemos que o EQBA é uma oportunidade para colocar a cara dos químicos à mostra. É preciso que o setor público, o empresariado e a sociedade como um todo conheçam o nosso trabalho"
|
A partir de um acordo de cooperação firmado entre a reitoria da UESB e a prefeitura, os organizadores do X EQBA conseguiram apoio financeiro da prefeitura e a presença dos secretários municipais de Meio-Ambiente e Agricultura, e de Desenvolvimento Econômico, como palestrantes. Conseguiram também estabelecer uma parceria para um grande plantio na cidade.
O tema do X EQBA é "Química Verde para o desenvolvimento regional sustentável". Logo na chegada ao evento, os 400 inscritos de todas as regiões do estado receberão um tubete e sementes de Tamboril (Enterolobium contortisiliquum), Aroeira Vermelha (Schinus terebinthifolius) ou Umburana (Amburana cearensis). Cada participante fará o plantio das sementes, as mudas ficarão sob a guarda do Departamento de Ciências Biológicas da UESB, e depois de alguns meses serão plantadas em pontos da cidade a serem determinados pela Secretaria do Meio-Ambiente, em uma ação envolvendo a população local.
"Além do plantio, ainda estamos buscando estabelecer mais parcerias com a prefeitura", assinala o Prof. Aguiar. Ele se refere a atividades como análises de qualidade de água e solo, tarefas que serão necessárias na implementação do plano diretor recentemente apresentado pelas autoridades municipais.
Outra frente de colaborações foi estabelecida com o setor privado. A Totalflex, uma indústria de embalagens instalada em Jequié, além de apoiar o evento, abriu vagas de estágio para estudantes de química interessados em trabalhar com reciclagem e controle de qualidade, em um movimento inédito de aproximação entre a química da UESB e o setor produtivo.
As autoridades municipais de Jequié, e a Totalflex participarão também do workshop "Desenvolvimento sustentável em Jequié", com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão, do secretário de Meio-Ambiente e Agricultura, José Claudemiro, e do Supervisor de Qualidade, Desenvolvimento e Assistência Técnica da Totalflex, Michael Silva.
A palestra de abertura será proferida pelo Prof. Ubiracir Lima (CFQ), que falará sobre a química da semente e dos extratos da Cannabis. A palestra de encerramento será proferida pela Professora Rossimiriam Freitas (UFMG), presidenta da SBQ, que falará sobre o futuro da síntese orgânica. Serão oferecidos sete minicursos, por pesquisadores da Bahia e de outros estados. O encontro terá ainda mais dois workshops, sete palestras, sessão de pôsteres e uma sessão coordenada com flash presentations.
Saiba mais: https://eqba2025.weebly.com/
Instagram: @eqba2025
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|