DESTAQUE
49ª RASBQ será em Campinas
Sucesso de público da 48ª RA, profusão de elogios pela estrutura e qualidade do evento, e praticidade para os participantes desbancaram nove cidades concorrentes
|
Depois do sucesso da 48ª Reunião Anual da SBQ em Campinas marcada pela hashtag #ASBQÉNOSSA, a diretoria e conselho da SBQ aprovaram a repetição de Campinas como sede da próxima RASBQ. O evento será realizado no Expo Dom Pedro, de 15 a 18 de junho de 2026.
Campinas é um polo de ciência, tecnologia e inovação, com muitos atrativos, uma boa oferta de serviços de qualidade, e praticidade na questão de transporte, locomoção e hospedagem. Essas características contribuíram para que a 48ª RASBQ, realizada no início de junho, fosse a maior em 10 anos em termos de público, e a maior da história em número de patrocinadores e em impacto em redes sociais.
Agora, a cidade superou nove localidades concorrentes, do Sul ao Nordeste, que foram analisadas pela secretária-geral durante o processo, sobretudo nos quesitos de estrutura e facilidade para participantes.
|
João Victor Cardoso Fogaça (UFMS), com o trabalho "Synthesis and in vitro inhibitory evaluation of indole chalcones on the acetylcholinesterase and monoamine oxidase B from rat brain" e Ana Luisa Abrantes Simões (UFMG), com o trabalho: "Knetic Study of Ofloxacin Adsorption on Activated Carbon Structures Derived from Poly(Acrylic Acid)": elogios à praticidade de ter tudo perto do evento
|
O centro de convenções Expo Dom Pedro demonstrou ter dimensões para receber com conforto os 2,5 mil participantes da RASBQ e, por estar ao lado de um shopping center muito grande, tem restaurantes variados, farmácia, supermercado, papelaria, enfim tudo que um químico em uma viagem científica pode precisar.
"A 49ª RA não será uma repetição da 48ª RA; será um evento ainda maior e melhor", afirma a professora Elisa Orth (UFPR), secretária geral da SBQ, e coordenadora da organização da RASBQ. "A RASBQ é o grande encontro da química brasileira, uma confraternização científica de alto nível, o lugar onde discutimos ciência, educação e políticas públicas. Campinas mostrou-se à altura de receber a comunidade química, e nós vamos fazer um evento ainda melhor."
Ana Luisa Abrantes Simões, doutoranda em química na UFMG elogia a escolha por Campinas novamente. Ela foi à RASBQ acompanhada de uma turma. Juntos, dez colegas alugaram uma casa em um condomínio fechado a 15 minutos do evento. "A estrutura do centro de eventos, com imensa facilidade de serviços e alimentação, é excelente, e facilita muito as coisas para quem não é da cidade."
João Victor Cardoso Fogaça também veio de longe para a 48ª RA. Ele é graduando em ciências biológicas/bacharelado na UFMS e faz parte de um grupo de alunos trazidos pelo professor Edson dos Anjos (um dos coordenadores do Núcleo de Diversidade e Inclusão da SBQ). O grupo ficou hospedado em um hotel a seis minutos do Expo Dom Pedro, o que tornou o deslocamento muito prático.
Em sua visão, os pontos altos de Campinas como sede da RA foram a boa infraestrutura tanto do centro de convenções quanto da cidade. "O fato de o evento acontecer dentro do shopping facilitou bastante a alimentação, permitindo otimizar o tempo para acompanhar mais atividades. Além disso, a proximidade do Expo Dom Pedro com a Unicamp e o CNPEM foi excelente para quem desejava visitar esses locais", relata.
Fogaça participou do workshop "Descoberta de Fármacos Colaborativa no Brasil: desafios e oportunidades", realizado no CNPEM, no âmbito da parceria estabelecida pela SBQ e o CNPEM. "Essa experiência contribuiu significativamente para a minha trajetória acadêmica, especialmente por mostrar que poderei contar com as instalações abertas do CNPEM no desenvolvimento de futuras pesquisas durante o mestrado e o doutorado", observa.
Para a 49ª RA, a secretária-geral já está trabalhando para renovar e ampliar as parcerias com a Unicamp e o CNPEM, e as divisões científicas já estão buscando nomes de excelência para as conferências. As novidades implementadas este ano com o objetivo de aproximar os associados entre si e com a sociedade, reforçando o espírito de pertencimento, e que deram muito certo, serão mantidas ou ampliadas: uma sala quieta para que pessoas autistas e neuroatípicas pudessem ter um refúgio dos estímulos sensoriais; opções de refeições veganas/vegetarianas no restaurante do evento; espaço para que as pessoas declarassem gênero, raça/etnia, necessidades específicas e restrições no formulário de inscrição; intérprete de libras; fraldário fora do banheiro, entre outras.
A 49ª RASBQ também marcará a posse do presidente sucessor, Prof. Fernando de Carvalho da Silva (UFF), e da nova diretoria e conselho, que será eleita ainda este ano.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|