DESTAQUE
Coluna Aqui tem Quântica: Painéis Solares
|
A ligação entre os princípios quânticos e os paineis solares é resultado da conversão de fótons em eletricidade, fenômeno regido pelo efeito fotoelétrico e pelo tunelamento quântico. O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons que ocorre quando a luz, num determinado comprimento de onda, incide sobre uma superfície. Para que ocorra, a energia da radiação deve ser suficiente para libertar os elétrons da superfície do material, criando um fluxo de elétrons que gera a corrente elétrica.
Assim como o efeito fotoelétrico é um princípio quântico, o tunelamento quântico - outro efeito quântico- permite que os elétrons atravessem barreiras energéticas e tornem a extração de energia elétrica da luz solar mais eficiente.
Os avanços da física quântica vem contribuindo sugnificativamente para o aumento da eficiência e do desempenho das células solares, inovando no design de materiais e aprimorando a absorção de luz em sistemas fotovoltaicos.
Células solares dispostas em série, que incorporam múltiplas camadas de semicondutores compostos de diferentes materiais, vem se mostrando capazes de capturar um espectro mais amplo de luz solar, maximizando a absorção de luz, atenuando perdas e elevando eficiência na conversão de energia.
O Brasil também tem importantes contribuiçoes nesta área, a exemplo da pesquisa da UFPR, que desenvolveu um painel solar com a espessura equivalente à de uma folha de papel . Essa estrutura ultrafina e versátil abre inúmeras possibilidades de aplicação inovadora no uso de energia renovável.
Fonte: Claudia Rezende (UFRJ), vice-presidenta da SBQ
|