DESTAQUE
In Memoriam – Professor Marcos Aires de Brito (1952–2025)
|
Marcos Aires de Brito, Professor Aposentado do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, faleceu em 4 de setembro aos 73 anos, deixando um legado em educação, pesquisa e pedagogia. Nascido em São João do Rio do Peixe e orgulhoso de ser paraibano, o Professor Brito graduou-se em Química pela Universidade Federal do Ceará em 1975.
No ano seguinte, ele se transferiu para Florianópolis, onde foi contratado pelo recém criado Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina. Na mesma instituição, ele recebeu o grau de mestre em Físico-Química em 1981 sob a orientação do Prof. Faruk Nome, estudando a hidrólise básica da acetil-cobalamina (Vitamina B₁₂). Após um período nos Estados Unidos ele retornou à UFSC, onde em 1994 obteve o seu doutorado sob a orientação do Prof. Ademir Neves desenvolvendo análogos sintéticos para as fosfatases ácidas púrpuras. Conhecido por seu "toque de Midas" para a síntese e por seu rigor analítico, ele obteve alguns dos complexos binucleares de ferro, fundamentais para a compreensão do sítio ativo daquelas enzimas.
Por vários anos, ele lecionou o curso de Química Geral oferecido aos estudantes de primeiro semestre. Ele via nessa função a oportunidade de dar as boas-vindas e de ensinar o pensamento científico crítico de uma geração inteira de alunos, vários dos quais se tornariam profissionais liberais, pesquisadores e professores universitários no Brasil e no exterior.
O mesmo entusiasmo dedicado ao ensino e à pesquisa se transformou em um compromisso com a pedagogia, o ensino de Química e o treinamento de professores. Prof. Brito foi autor de vários livros-texto, incluindo quatro volumes da sua Série Didática para o Apoio à Formação de Professores de Química, publicados entre 2018 e 2023, e os livros da série Química para Todos, de 2023. Ele também foi autor do autobiográfico Historinhas da Minha Vida, em 2021.
Em sua aposentadoria, Prof. Brito vivia uma vida tranquila no Sítio da Goiabeira, cercado por suas galinhas, bodes e os cães Cuzco e Gaya, os protagonistas do seu livro de divulgação Fábulas Científicas, de 2022.
O Prof. Brito deixa sua esposa Clarissa, e os filhos Davi, Mateus e Sofia. Ele será lembrado por sua atitude marcante, mas humilde,seu entusiasmo, perseverança e rigor científico, bem como por ser um modelo de referência para gerações de estudantes.
Por Prof. Claudio Verani – University of Windsor, Canada, em colaboração com Prof Rosely A. Peralta – Universidade Federal de Santa Catarina.
Fonte: DQI-SBQ
|