DESTAQUE
X ENCAQUI celebra o esforço da secretaria regional da SBQ do Espírito Santo
Com 250 inscritos, evento consolida o crescimento depois da crise do período da pandemia
Na semana que vem, cerca de 250 químicos e químicas do Espírito Santo estarão reunidos para o X ENCAQUI - Encontro Capixaba de Química, que será realizado na UFES, Campus Goiabeiras, de 7 a 10 de outubro. A programação do Encontro gira em torno do tema central: "Química do Futuro: Integração da Inteligência Artificial e Sustentabilidade para Transformar o Mundo". Entre os palestrantes, estarão pesquisadores renomados de todo o país.
|
Profa. Maria Tereza Carneiro (na primeira fileira, de camisa branca), com o grupo da regional do Espírito Santo na RASBQ: "Costumo utilizar os eventos da SBQ – tanto a RASBQ quanto o ENCAQUI – para falar com estudantes sobre a importância de se associar e fortalecer a nossa Sociedade. Precisamos sempre aproveitar as oportunidades que os eventos da SBQ nos propiciam"
|
Realizado pela primeira vez em 2008, o ENCAQUI conta uma história de persistência e resiliência dos dedicados representantes da SBQ no Espírito Santo. Na época, a secretaria regional da SBQ estava desativada, e o evento foi realizado graças aos esforços do professor Valdemar Lacerda Junior, atualmente Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFES, e da Professora Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro (UFES), atualmente secretária-regional da SBQ-ES. Os dois primeiros foram realizados em anos consecutivos. Em 2010 a secretaria regional foi reativada, e a partir de 2011, o ENCAQUI passou a ser realizado bienalmente.
"Antes não havia um evento científico significativo aqui no Espírito Santo", conta a professora Maria Tereza. "Mesmo depois da reativação da secretaria regional, tivemos uma crise econômica que impactou o evento e o número de sócios da SBQ no estado. Na pior fase, chegamos a ter menos de 20 sócios. Mas resistimos e superamos aquele momento", recorda a secretária-regional. Hoje, integram a secretaria regional também o vice-secretário, Prof. André Romero da Silva (IFES), e o tesoureiro, Prof. Warley de Souza Borges (UFES).
Atualmente a regional conta com 45 sócios efetivos, e o número de inscritos para o X ENCAQUI – 250 – é o maior desde a pandemia. A maior parte dos inscritos é formada por estudantes de graduação e pós-graduação, e eles são um foco de atenção da Profa. Maria Tereza. "Costumo utilizar os eventos da SBQ – tanto a RASBQ quanto o ENCAQUI – para falar com estudantes sobre a importância de se associar e fortalecer a nossa Sociedade. A maioria dos estudantes de graduação não sabem que a SBQ existe, então bato nessa tecla constantemente", assinala.
Ela conta que a regional levou um grupo de estudantes para a última RASBQ, em Campinas, e realizou, pela primeira vez, uma assembléia regional dentro da RASBQ. "Logo depois da minha apresentação, um estudante se associou. Então precisamos sempre aproveitar as oportunidades que os eventos da SBQ nos propiciam."
Embora a economia do Espírito Santo tenha uma forte presença dos setores petroquímico, siderúrgico e de mineração, os projetos em parceria entre as universidades e estes setores ainda são tímidos e, na avaliação da Profa. Maria Tereza, existe espaço para crescer. Um sintoma é que os financiadores do X ENCAQUI são as empresas de instrumentação, a FAPES e o CRQ. "Ainda não conseguimos quebrar essa barreira de trazer as grandes empresas para nosso evento", pontua a coordenadora do ENCAQUI.
Como estratégia para construir a programação do ENCAQUI, a Profa. Maria Tereza buscou trazer pesquisadores de produtividade do CNPq de todo o país. "Sempre tento realizar uma mini RASBQ, porque é importante que os estudantes daqui tenham contato com pesquisadores de outras regiões", ressalta.
Na programação, minicursos e conferências que tocam nos temas de inteligência artificial, sustentabilidade, ou ambos. "A I.A. é um caminho sem volta, tanto na sociedade de forma geral, quanto no meio acadêmico. Nossa intenção de trazer o tema é mostrar ferramentas que possam ser utilizadas para aprimorar a pesquisa de uma forma correta, ética… Que traga benefícios e não prejuízos à pesquisa", observa a Profa. Maria Tereza.
Saiba mais: X Encontro Capixaba de Química - X ENCAQUI
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|