DESTAQUE
Projeto Inspiração: Educação, Analítica, Inorgânica e Materiais com o mesmo propósito de expandir a compreensão da química
A versatilidade da química não é novidade para os leitores do Boletim SBQ, mas ainda pode ser para muitos estudantes e entusiastas da química. É a partir dessa premissa que o Projeto Inspiração atua. A cada mês o Conselho Regional de Química - IV Região/SP (CRQ-SP) e o Comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JP-SBQ), apresentam novas trajetórias e pesquisas que possam inspirar futuros profissionais da química.
Nos episódios de setembro e outubro foram debatidos temas que permearam diferentes aspectos da química, como ações relacionadas a educação em química e práticas educacionais, aplicações da química inorgânica em saúde e fotônica, e novas metodologias para determinação elementar. Cada uma das apresentações proporcionou uma visão mais ampla da variedade de aplicações da química.
No mês de setembro, o episódio foi transmitido no dia 30/09/2025 (disponível neste link) e contou com a pós-doutoranda Franccesca Fornasier, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que explora o mundo em escala nano. A pesquisadora abordou as potencialidades de uso de nanopartículas metálicas, baseadas exclusivamente em ouro, e as bimetálicas, baseadas em ouro e platina,aplicadas no tratamento e diagnósticos de doenças. O professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Gildo Girotto Junior apresentou o trabalho que seu grupo de pesquisa vem desenvolvendo na área de ensino de química. Os projetos estão fundamentados em três eixos: um alinhado a formação de professores de química e ciências, outro relacionado ao uso e desenvolvimento de recursos tecnológicos, e um terceiro em divulgação e comunicação científica como forma de combater o negacionismo.
|
|
Flyer de divulgação da edição de setembro do projeto inspiração no YouTube.
|
A 10ª edição do ano de 2025 foi transmitida no dia 21 de outubro e está disponível pelo link https://www.youtube.com/live/JEz_jQ-2_wM?si=utx6cXkP8n_aCJ8v. A primeira apresentação foi da professora Vitoria Hagemann Cauduro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), demonstrando uma variedade de alternativas para determinação elementar, como a sonoquímica e a decomposição assistida por micro-ondas com ácidos diluídos. A docente explorou essas abordagens como opções ambientalmente mais responsáveis quando comparadas aos métodos convencionais. A pós-doutoranda Roberta Silva Pugina falou sobre a sua trajetória acadêmica até chegar ao Instituto de Química da UNESP – Araraquara e abordou o tema central de suas pesquisas, que envolve fotônica, íons lantanídeos e matrizes biopoliméricas. A pesquisadora apresentou as diversas aplicações da fotônica, como nas áreas de telecomunicações e saúde, e seus impactos tecnológicos, com o objetivo fim de criar "materiais luminescentes mais eficientes, sustentáveis e de baixo custo" que possibilitem novas alternativas para detecção precoce de doenças.
|
|
Flyer de divulgação da edição de outubro do projeto inspiração no YouTube.
|
O comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ e o CRQ-IC convidam a todos para acompanharem a última transmissão do ano do Projeto Inspiração, no dia 25 de novembro às 14h. Nessa edição estarão presentes a professora Vanessa Farelo dos Santos e o pós-doutorando Lucas Fabrício Bahia Nogueira, abordando temas relacionados à Química Analítica, Toxicologia Bioquímica e Imunologia.
Em todas as transmissões, há emissão de certificado para os inscritos no canal do CRQ-SP que preencherem o formulário de participação de maneira síncrona ao evento. Caso tenha perdido alguma transmissão do Projeto Inspiração, todos os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do CRQ-SP neste link.
Texto elaborado pela equipe de Boletins & Podcasts, sendo composta por:
Dra. Carolina Bastos Pereira Ligiero (CBPF)
Dra. Eduarda Antunes Moreira (USP)
Dr. Caio Henrique Pinke Rodrigues (USP)
|