ONDE ELAS ESTÃO?
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Janaína Anjos, professora e pesquisadora do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco.
Nome: Janaína Versiani dos Anjos
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 17 anos
Onde faz ciência: Laboratório de Síntese Orgânica Medicinal/ DQF/ UFPE
Um(a) cientista: K.Barry Sharpless, duas vezes prêmio Nobel
Uma molécula/reação: Click chemistry
Maior conquista na carreira até o momento: Ter contribuído na formação de vários estudantes, desde a formação básica na química geral 1 até o doutoramento.
Maior desafio na carreira: Falta de financiamento
Onde quer chegar: Meu sonho é poder contribuir na descoberta de algum medicamento totalmente desenvolvido aqui no Nordeste do Brasil.
O que não pode faltar no laboratório: Acetato de etila 😊e café.
Congresso que mais frequenta: BMOS
Nas horas vagas...: Pratico natação e tento não matar minhas plantinhas.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): What Makes a Great Medicinal Chemist? A Personal Perspective, por Mark A. Murcko, doi: 10.1021/acs.jmedchem.7b01445
Relação com a SBQ: Minha relação com a SBQ é marcada pelo compromisso com a pesquisa, com a divulgação científica e pela valorização da química no Brasil.
Uma frase: “La chose la plus importante à toute la vie est le choix du métier: le hasard en dispose” (Blaise Pascal). Tradução: “A coisa mais importante na vida é escolher um trabalho que lhe convenha. Mas às vezes é um golpe de sorte, e o destino decide”.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|