DESTAQUE
Orientações gerais sobre Premiações e Indicações da SBQ
Considerando a necessidade de se normatizar a outorga de premiações cujas concessões envolvem a Sociedade Brasileira de Química e de informar àqueles que pretendem se candidatar a cargos de representatividade na SBQ sobre o assunto, a Diretoria e Conselho da SBQ (D&C-SBQ), em reunião realizada no dia 09 de setembro de 2025, aprovou as seguintes orientações:
1. Premiações SBQ
São premiações da SBQ aquelas outorgadas pela própria D&C-SBQ, aquelas em que a D&C-SBQ é chamada a fazer indicações para outras entidades, as outorgadas por divisões científicas e as outorgadas por secretarias regionais. Considerando essas premiações, resolve-se:
- Premiações outorgadas pela D&C-SBQ:
- Membros da Diretoria e Conselho consultivo não podem ser indicados para receber premiações que são decididas e/ou homologadas pela própria D&C, por claro conflito de interesse. Fazem parte desses prêmios: Medalha Simão Mathias, Prêmio Hans Viertler, Prêmio de Inovação Fernando Galembeck, Prêmio Angelo da Cunha Pinto, Prêmio Jailson Bittencourt, prêmio Oswaldo Alves, Prêmio Vanderlan Bolzani, Medalha JBCS, Prêmio Química Nova para jovens autores, Prêmio RVQ, Prêmio Mulheres Brasileiras em Química ACS/SBQ e prêmio RSC/SBQ;
- Membros do conselho fiscal, todos os membros das diretorias de divisão, das secretarias regionais e dos Núcleos JP, NMSBQ e NID podem receber estes prêmios e/ou se inscrever para recebê-los, uma vez que essas premiações não são decididas na instância a que pertencem. Membros do NMSBQ não podem receber o prêmio Vanderlan Bolzani durante seu mandato e membros do JP não podem receber o Prêmio RSC/SBQ.
- Premiações outorgadas por outras instituições/entidades:
- Premiações exclusivas de outras Instituições/entidades, nas quais a D&C é chamada a indicar candidatos a concorrer, nomes de membros da diretoria e conselho consultivo da gestão envolvida não devem ser enviados, por conflito de interesse; Casos omissos serão analisados pela gestão da D&C envolvida;
- Outras posições de representatividade da SBQ- Membros do Conselho Fiscal, todos os membros das diretorias de divisão, das secretarias regionais e dos Núcleos JP, NMSBQ e NID podem receber estes prêmios e/ou se inscrever para recebê-los, uma vez que essas premiações não são decididas na instância a que pertencem.
- Premiações concedidas por divisões e secretarias regionais
- Premiações de divisões científicas e de secretarias regionais que devem ser decididas ou homologadas pelos membros da diretoria das respectivas divisões ou secretarias regionais não devem ser concedidas a membros da diretoria da divisão ou da secretaria regional da gestão envolvida, por claro conflito de interesse; Membros da diretoria e conselhos consultivo e fiscal da SBQ podem receber essas premiações. Essa orientação também deve valer para os Núcleos da SBQ: JP, MNSBQ e NID.
2. Participação em atividades da Reunião Anual da SBQ (RASBQ)
Considerando que a Comissão organizadora da RASBQ tem como membros o(a) presidente da SBQ, o(a) secretário-geral e o(a) tesoureiro(a) da SBQ e os diretores das 13 divisões científicas e que a Comissão Científica é constituída por todos os membros da diretoria e conselho consultivo além de todos os diretores, vice-diretores e tesoureiros das divisões científicas, a D&C resolve que:
- As premiações concedidas na Reunião Anual da SBQ (melhores posters ou específicas de cada divisão) por aquela divisão não devem ser concedidas a alunos(as) orientados ou co-orientados de nenhum desses membros (presidente da SBQ, o(a) secretário-geral e o(a) tesoureiro(a) da SBQ e os diretores das 13 divisões científicas). Como vice-diretores e tesoureiros de divisões também participam desse processo de organização e escolha, seus orientados e co-orientados também sofrem essa restrição, embora todos possam receber de outra divisão. Qualquer outra posição de representatividade da SBQ (diretoria, conselhos, secretarias regionais, núcleos) não são atingidas por esta restrição. Na hora do anúncio dos prêmios durante a RA será importante ressaltar as pessoas que participaram do processo de escolha dos prêmios.
- Convites para palestras na Reunião Anual da SBQ (workshops, minicursos, sessão temática, conferência, simpósio, sessão ACS/RSC etc). não podem ser feitos a nenhum membro da diretoria e conselho consultivo da gestão envolvida e nem aos 13 diretores das divisões científicas. O convite também é vedado a vice diretores de divisão e tesoureiros, de todas as divisões;
- Convites para sessão coordenada e flash presentation não podem ser feitos a nenhum membro da diretoria e conselho consultivo da gestão envolvida e nem aos 13 diretores das divisões científicas. O convite também é vedado a vice diretores de divisão e tesoureiros, exceto em casos onde for convidado para outra divisão ou situações excepcionais e com justificativa. Convites para sessão coordenada e flash presentation também não podem ser feitos a orientados ou co-orientados pelo presidente, secretário geral e tesoureiro da SBQ. O trabalho selecionado para apresentação oral também não pode ter coautoria dos diretores, vice-diretores e tesoureiros das 13 divisões científicas, exceto em casos onde for convidado para outra divisão ou situações excepcionais e com justificativa.
3. Sobre indicações a cargos de representatividade nacionais ou estaduais
Nas indicações que devem ser realizadas pela diretoria e conselho da SBQ para cargos de representatividade em órgãos de ciência, tecnologia e inovação (CNPq, CAPES, FAPs, SBPC, conselhos etc.). O nome da indicação deve ser de um membro efetivo da SBQ, com amplo reconhecimento e atuação em posições importantes, com histórico de atuação que o qualifiquem para o cargo pretendido, em nome de todos os associados e associadas da SBQ.
|