ONDE ELAS ESTÃO?
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Olívia Moreira Sampaio, professora e pesquisadora do Departamento Química da Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalho na descoberta de Produtos Naturais com Potencial Biotecnológico para o desenvolvimento de bioherbicidas. Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz, mestre em Química Analítica pela USP e doutora em Química Orgânica pela UFSCar, com ênfase em Produtos Naturais com efeito Inibidor da Fotossíntese. Atualmente, sou Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, onde coordeno o CIPTHEC – Centro Integrado de Pesquisa Multiusuário. À frente de um grupo de pesquisa interdisciplinar, busco unir ciência, inovação e sustentabilidade descobrindo soluções para a agricultura e o meio ambiente.
|
Nome: Olívia Moreira Sampaio
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 11 anos
Onde faz ciência: Centro Integrado Multiusuário (CIPTHEC) - Laboratório de Estudo e Desenvolvimento de Herbicidas (LAEDH) e Central Analítica de Combustíveis (CEANC)/ UFMT
Um(a) cientista: Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Uma molécula/reação: Via do Chiquimato
Maior conquista na carreira até o momento: Ser a combinação de filha, esposa, mãe, pesquisadora, professora e acima de tudo mulher inspiradora.
Maior desafio na carreira: Começar o caminho da vida cientifica do zero em um estado diferente da sua formação.
Onde quer chegar: Ao infinito e além!
O que não pode faltar no laboratório: Café e as minhas meninas sorrindo todos os dias.
Congresso que mais frequenta: SBQ
Nas horas vagas...: Faço coisas com meu filho como brincar, dobrar origami, artesanato, assistir desenho e ver minhas amigas.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Meu Pequeno Príncipe
Relação com a SBQ: Integrante do Núcleo de Inclusão e Diversidade-NID
Tesoureira da Secretaria Regional da SBQ-Mato Grosso
Uma frase: Cada pessoa que cruza seu caminho enfrenta batalhas invisíveis. Por isso, escolha sempre a gentileza, mesmo sem entender tudo. Adaptada: “Ian MacLaren”
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|