Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1679 - 18/12/2025




DESTAQUE

Lançamento de livro:
Inspirado em Chico Buarque, Zarbin retrata os alicerces da boa ciência


O Professor Aldo Zarbin (UFPR), ex-presidente da SBQ (2016-2018) e atual vice-presidente da SBPC, lança seu primeiro livro esta semana, em Curitiba. "O Fazer Ciência em Dez Palavras ou Como se Constrói o Conhecimento" (Ed. ICH) procura destrinchar as características da boa ciência a partir de dez palavras cujos conceitos estão presentes no dia-a-dia do cientista de sucesso.

Prof. Aldo Zarbin (UFPR): "Não se trata de um livro de divulgação científica no sentido clássico. O objetivo é mostrar como se faz ciência a partir do olhar do cientista"

"Não se trata de um livro de divulgação científica no sentido clássico. O objetivo é mostrar como se faz ciência a partir do olhar do cientista", afirma o Prof. Zarbin. "É um livro para cientistas, mas também para qualquer pessoa que tenha interesse por ciência, pela história, pela relação entre ciência e arte." Cada capítulo destrincha uma palavra que traz um conceito ou padrão de comportamento por detrás do fazer ciência: Criatividade; Sagacidade; Determinação; Sabedoria; Simplicidade; Divulgação; Ética; Oportunidade; Representatividade; e Paixão.

O livro não é uma sequência de capítulos cujos textos se encerram em cada capítulo. Existe um fio condutor, uma história que se relaciona com a música "Ilmo Sr. Ciro Monteiro ou Receita para Virar Casaca de Neném", composta por Chico Buarque, e lançada em 1970.

'Chicólatra' assumido – tem todos os discos, livros e assistiu todas as peças de teatro de Chico Buarque –, o Prof. Zarbin demonstra para cada palavra, o quão importante ela é no fazer ciência, e na história por detrás da canção de Chico Buarque. Isso é feito com humor, memórias e o olhar para momentos históricos da ciência.

A semente do livro surgiu há cerca de dez anos, em uma conversa com um colega de departamento. Ao refletirem sobre as palestras dadas dos programas de pós-graduação em química, perceberam que a maior parte do conteúdo era extremamente específica, focada em pesquisas em andamento. "Faltava alguma coisa mais ampla, para que as pessoas tivessem uma visão mais geral da ciência e seus alicerces", conta Zarbin.

Ele conta que ficou digerindo essa ideia pensando em como criar uma palestra que não fosse maçante e não parecesse "auto-ajuda". Foi aí que surgiu a idéia de usar as palavras-chave. "A palestra engatou e comecei a repeti-la em diferentes lugares do país, sempre mudando alguma coisa, buscando melhorá-la. A receptividade foi muito boa, e chegou um momento em que decidi que ela iria virar um livro", recorda o Prof. Zarbin.

Foram dois anos não-contínuos de escrita, em momentos em que conseguia abstrair-se das inúmeras funções que desempenha: a sala de aula, o laboratório, as orientações, as atividades em representações em políticas científicas (atualmente Zarbin é vice-presidente da SBPC), e a vida familiar. "Estou muito feliz, e acredito que as pessoas vão gostar do livro, que consegue unir a ciência, que é uma das minhas paixões, com um pedacinho da maravilhosa obra de Chico Buarque, a quem considero um dos maiores intelectuais brasileiros."

O livro pode ser adquirido neste link: https://cienciahoje.org.br/product/o-fazer-ciencia-em-dez-palavras-ou-como-se-constroi-o-conhecimento/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)



Contador de visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299