Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1682 - 05/02/2026




DESTAQUE

Esse tal de "letramento"


Em "A importância do ato de ler", Paulo Freire afirma que "a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de 'escrevê-lo' ou de 'reescrevê-lo', quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente". Apesar do termo não aparecer explicitamente, o significado do que foi escrito pelo Patrono da Educação Brasileira, ainda em 1981, é bastante semelhante ao que se entende por "letramento social".

Como é de se esperar na ciência, ainda existe um debate sobre a definição ideal do termo dentro do campo de estudos sobre letramento, o qual apresenta característica multifacetada. No entanto, há consenso de que existe uma diferença entre a alfabetização, que se refere ao processo de aprender o código da escrita, como transformar sons em letras e compreender o que está escrito, e o letramento, que complementa esse processo, focando na prática e em situações reais do cotidiano. Ambas são etapas importantes e complementares, que devem caminhar juntas.

Dentro dos contextos de inclusão e diversidade, entende-se o letramento como uma forma de conhecer os conceitos mais relevantes de um determinado tema, e, nesse processo, criar possibilidades de leituras mais complexas do mundo. Conhecer e compreender termos relacionados às questões de gênero, sexualidade e seus desdobramentos sociais; ter a capacidade de identificar e reconhecer práticas racistas presentes na cultura e no cotidiano; interagir e contribuir com uma sociedade diversa, promovendo a acessibilidade de forma inclusiva - todas essas capacidades são ferramentas essenciais para a formação de cidadãos conscientes, respeitosos e transformadores, movidos pela empatia e pelo propósito de construir um mundo mais equitativo e plural.

Diante da imensa quantidade de fontes confiáveis de informação disponíveis atualmente, vale a reflexão e a responsabilização, tanto individuais quanto coletivas, sobre a necessidade de cada pessoa buscar se instruir sobre temas inerentes à vida contemporânea. Neste sentido, os diversos letramentos figuram como parte essencial para uma maior autonomia e interação consciente com a sociedade.

Naturalmente, não se espera que todas as pessoas tenham profundo conhecimento sobre todos os temas. Ainda assim, é necessário um letramento básico sobre determinados assuntos para que os processos de (re)construção e aprendizado de cada indivíduo possam colaborar com o progresso coletivo.

Para que possamos aprender juntos, o Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID-SBQ) convida todas as pessoas inscritas na 49ª RASBQ para contribuir com essa e outras discussões tão importantes no Workshop "Química da Inclusão: Diversidade e Acolhimento como Estratégias para o Presente e Futuro da SBQ", no dia 15/06/2026. Inscreva-se para (re)construir a SBQ que queremos!

Eduarda A. Moreira e Marcos Palmeira
Equipe de Comunicação
NID-SBQ


Para saber mais:
A importância do ato de ler
link

Letramento & letramentos: uma perspectiva sócio-cultural dos usos da escrita
link

Alfabetização e letramento: existe diferença? Entenda.
link

Por que você precisa entender o que é letramento?
link

Letramento de Gênero e Sexualidade : Aqui não é um tabu e ai?
link

Cartilha Antirracista
link

Guia de Letramento Inclusivo
link



Contador de visitas