.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1078

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/6/2013



CNPq assina memorando de entendimento com instituição canadense


O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, assinou nesta segunda-feira (17), um memorando de entendimento com a instituição canadense Association of Canadian Community Colleges (ACCC). O documento remete a intenção das duas organizações em estabelecer uma parceria no âmbito da cooperação Brasil-Canadá, na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

A assinatura do memorando ocorreu durante a segunda reunião do Comitê Brasil-Canadá, responsável por definir e consolidar a cooperação entre as duas nações, na área de CT&I. O evento ocorre entre hoje (17) e amanhã (18), em Brasília. O objetivo da reunião é discutir a possível ampliação da parceria com a inclusão de novas áreas do conhecimento, identificar novas atividades a serem desenvolvidas e revisar o Plano de Trabalho definido pela cooperação.

Após a assinatura, Glaucius esclareceu o papel da instituição brasileira na cooperação binacional. "O CNPq é um braço operacional desta iniciativa, que teve início em 2010 e foi assinada no âmbito dos ministérios destinados a esta área, nos dois países", explicou. O memorando assinado hoje não estabelece quais ações serão implementadas, o que deverá ser esclarecido em breve pelas duas instituições.

Para o presidente, a cooperação já colaborou decisivamente na criação de instrumentos que permitiram o desenvolvimento de projetos conjuntos e a formação de recursos humanos qualificados. "Desde a assinatura deste acordo foram enviados cerca de três mil estudantes para o Canadá pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e 17 projetos conjuntos, que envolvem pesquisadores brasileiros e canadenses, estão em andamento", detalhou.

Segundo Glaucius, a principal meta da chamada pública apoiada pelo CNPq é fomentar a inovação no setor privado. "As diretrizes delineadas nesta chamada estão intrinsecamente ligadas à inovação e educação. Pretendemos que esta plataforma de ciência e tecnologia estabelecida em áreas portadoras do futuro como nanotecnologia, biomassa e tecnologia da comunicação e informação (TIC), sejam aplicáveis, principalmente, no setor privado".

Cooperação – Segundo o embaixador Benedicto Fonseca Filho, diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), responsável por coordenar o comitê conjunto, o período após a assinatura da cooperação foi dedicado para a estruturação e formação dos grupos técnicos. "Os pesquisadores brasileiros e canadenses vem mantendo conversas periódicas para alinhar os projetos nas áreas já definidas pela cooperação, Ciências do Mar e da Vida, Energia/Tecnologias Verdes e TIC´s", informou.

Ele destaca que todas as ações estabelecidas até o momento, estão sendo delineadas a partir destas áreas do conhecimento. "Os estudantes enviados estão sendo recepcionados por universidades que oferecem cursos nestas áreas. Os projetos em andamento foram definidos por pesquisadores que atuam nestas mesmas áreas", destaca. "Esperamos agora que estas iniciativas contem com a adesão do setor privado".

Como resultado prático da estruturação da cooperação, Benedicto apontou a Conferência 3.0, realizada em Fortaleza, em 2012, como exemplo. "Este evento já foi realizado a partir de uma experiência do Canadá na área de TIC´s. Eles organizam atividades semelhantes em todos os anos", ressaltou. "Queremos que as propostas desta parceria resultem em atividades de alto nível como esta, que contou com a participação do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp", finalizou.


Fonte: Coordenação de Comunicação Social (Foto: Cláudia Marins)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299