26/10/2017
PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
1. Processo seletivo 2018/1 dos cursos de Mestrado e Doutorado - PPGQ/IQ/UnB
Encontram-se abertos os editais para processo seletivo 2018/1 dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em QuÃmica da UnB (PPGQ/IQ/UnB).
Mais informações
Fonte: Angelo H. L. Machado (UnB)
2. Processo Seletivo PPGQ/UFSCar 1º/2018
A Coordenação do Programa de Pós - Graduação em QuÃmica da Universidade Federal de São Carlos - PPGQ/UFSCar, em conformidade com o Regimento Interno do PPGQ/UFSCar, torna público que serão abertas, a partir de 08 de novembro de 2017, as inscrições para o Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado para o 1º semestre de 2018.
MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO FÃsico-QuÃmica, QuÃmica, QuÃmica Inorgânica, QuÃmica AnalÃtica e QuÃmica Orgânica.
MESTRADO PROFISSIONAL Ensino de QuÃmica e QuÃmica Tecnológica.
Mais informações
Fonte: Programa de Pós-Graduação em QuÃmica - UFSCar
3. Processo seletivo para Mestrado e Doutorado em QuÃmica – PPGQ - UNIFAL-MG
O Programa de Pós-Graduação em QuÃmica da UNIFAL-MG, informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção para o Mestrado e Doutorado em QuÃmica, para ingresso do primeiro semestre de 2018. O Programa concentra pesquisadores nas áreas de QuÃmica AnalÃtica, FÃsico-QuÃmica, QuÃmica Inorgânica e QuÃmica Orgânica em diversas linhas de pesquisa que podem ser acessadas na página do programa.
As inscrições encerram-se em 22/11.
Informações adicionais poderão ser obtidas acessando o edital.
Venha fazer parte dessa história de sucesso!
Site do programa
Linhas de pesquisa do PPGQ
Fonte: Danielle Dias (PPGQ - UNIFAL-MG)
OUTRAS VAGAS
1. Emerge Labs São Paulo 2017 busca 50 jovens cientistas e inovadores; inscrições até 28 de outubro
Os selecionados vão integrar um laboratório de inovação, voltado a tirar as ideias do papel e do ambiente acadêmico
Fomentar e fortalecer a inovação tecnológica no Brasil via empreendedorismo de impacto social. Na prática, apoiar jovens cientistas que estão desenvolvendo pesquisas nas áreas de biotecnologia e saúde, eletrônica, fÃsica, quÃmica, agritech e engenharias; inovações com real potencial de mercado e de impacto socioeconômico. Com essa proposta, o Emerge Labs São Paulo 2017 está em busca de 50 jovens, pesquisadores, professores e profissionais de startups com idade entre 16 anos e 35 anos. Os selecionados vão integrar um laboratório de inovação, voltado a tirar as ideias do papel e do ambiente acadêmico. A inscrição para a formação pode ser feita até 28 de outubro pelo site www.emerge.org.br/labs.
Para a inscrição no Emerge Labs – correalizada pela Iniciativa Emerge e pela Fundação ARYMAX –, o candidato deve preencher um questionário com tres etapas: 1) Informações pessoais; 2) Informações técnicas sobre o projeto desenvolvido ou, caso não tenha um projeto, sobre caracterÃsticas individuais; e 3) Informações finais. O processo seletivo irá avaliar o perfil dos candidatos, a qualidade do projeto e potencial de desenvolvimento tecnológico; e potencial de mercado e impacto socioeconômico. O Emerge Labs São Paulo 2017 é um programa exclusivo e gratuito para todos os participantes. A lista dos 50 selecionados será divulgada em 30 de outubro.
Segundo Guilherme Rosso, presidente da Emerge, o laboratório é um desafio que privilegia a prática para que os participantes transformem ideias em soluções mercadológicas de impacto social e com rentabilidade. "No nosso manifesto, defendemos que a inovação não vem de Marte, dos Estados Unidos ou dos robôs. Ela nasce de conhecimento, encontros e motivação para resolver problemas. A inovação nasce de gente que sozinha ou em grupo se dedica para criar novas ou melhores soluções para problemas novos e antigos; gente que desenvolve habilidade para criar, combinar e inventar. Em universidades de todo o mundo há uma geração de inovadores brasileiros. O nosso papel é achar, conectar e apoiar quem está criando o novo em prol de um mundo melhor", afirma.
A iniciativa vai ao encontro de um campo em expansão da inovação social no PaÃs. "O Emerge Labs está nessa esfera de identificação, apoio e conexão de jovens inovadores; brasileiros que estão desenvolvendo pesquisas e tecnologias com alto potencial de impacto social. Apoiamos uma iniciativa que busca dar suporte para que essas inovações cheguem ao mercado e melhorem a vida das pessoas", afirma Talita André, da Fundação ARYMAX.
Programa
Em um programa de quatro semanas e 32 horas de formação presencial, subdividido em dois blocos, os participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo e a suporte para aprimorar a ideia ou protótipo, levando-os do papel e bancada rumo ao mercado. O Emerge Labs apresenta conceitos, conteúdo e cases nacionais e internacionais de processos de inovação, pesquisa e desenvolvimento, e go-to-market – abordando temas relacionados à identificação de oportunidades, colaboração, milestones, cadeia de adoção, prototipagem, propriedade intelectual, criação de negócios e articulação de parceiros, clientes e recursos para inovações tecnológicas. O programa também tem abordagem prática voltada às iniciativas dos participantes, conta com a presença de convidados especiais, dinâmicas e desafios práticos para que jovens avancem em suas ideias rumo ao mercado.
As atividades presenciais (módulos 1 e 2) acontecerão no Impact Hub São Paulo, na Rua Fradique Coutinho, 914, em Pinheiros.
CRONOGRAMA
Até 28/10: processo seletivo Emerge Labs
30/10: Divulgação dos resultados
11 e 12 de novembro: Módulo 1 Emerge Labs*
30/10 a 24/11: Effectuation
02 e 03 de dezembro: Módulo 2 Emerge Labs*
Inscrições: www.emerge.org.br/labs
Sobre a Iniciativa Emerge
Criada em 2016, a Emerge – organização sem fins lucrativos – nasceu para fomentar e fortalecer a inovação tecnológica orientada ao mercado no Brasil, focada especialmente na comunidade de jovens inovadores. A iniciativa resulta no fortalecimento da comunidade de jovens inovadores do Brasil.
Sobre a Fundação ARYMAX
Criada em 1990, a Fundação ARYMAX é uma entidade sem fins lucrativos que mobiliza recursos privados para o desenvolvimento e fortalecimento de pessoas, iniciativas e organizações da sociedade brasileira. Ao longo de quase três décadas, a Fundação já apoiou mais de 200 organizações, contribuindo efetivamente para a consolidação de projetos no Brasil. Desde 2010, a organização também investe em programas próprios que impulsionam jovens a realizarem transformações na sociedade.
Fonte: Jornal da Ciência
2. Metrohm Young Chemist Award 2018
O mundo precisa de pessoas como você!
O ano de 2018 marca o 75º aniversário da Metrohm - há 75 anos, Bertold Suhner, engenheiro jovem e brilhante, estabeleceu as bases para a empresa inovadora que a Metrohm tem hoje.
Para honrar este espÃrito de inovação e seu potencial para moldar o mundo, gostarÃamos de recompensar mentes jovens brilhantes como você: Mostre ao mundo quais são as ótimas idéias que você tem!
Mais informações
Fonte: Metrohm
|