.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1344

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



29/11/2018



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Departamento de Química estende prazo de inscrição para seu programa de pós-graduação

Inscrições abertas para pós-graduação em Química na PUC-Rio até 30/11

O programa de pós-graduação do Departamento de Química (PPG-Qui) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com as inscrições abertas para Mestrado (dez vagas) e Doutorado (cinco vagas) até o dia 30 de novembro. Os cursos são voltados para profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins. O PPG-Qui tem quatro linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides. As aulas serão dadas a partir do primeiro semestre do ano que vem.

Mais informações


Fonte: Maria Estrella (PUC-Rio)


2. Processo seletivo para o Mestrado do PPGQA da UEPG

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Química Aplicada da UEPG, com disponibilidade de 5 bolsas e nota 4 pela CAPES.

Inscrições on-line para o ppgqaselecao@gmail.com até o dia 17 de dezembro de 2018, os documentos para a inscrição estão no link abaixo.

Prova dia 11 de Fevereiro de 2019

Maiores informações Edital 18/2018 em http://www3.uepg.br/ppgqa/editais/


Fonte: Ségio Ricardo de Lazaro (UEPG)


3. Processo seletivo Mestrado em Química Aplicada - UDESC

O curso de Mestrado em Química Aplicada da UDESC, localizado em Joinville no litoral Catarinense, está com inscrições abertas para o processo seletivo (04/02/19).

Inscrição on line: 19/11/2018 a 27/01/2019

Novidades: Prova de Química Geral que pode ser aplicada em outras

Instituições de Ensino Superior do Brasil, mediante autorização. Oportunidade de bolsa para os primeiros colocados.

Mais informações


Fonte: Marcia M. Meier (UDESC)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do IQ-USP

O Projeto Temático "Espectroscopia Vibracional com Resolução Espacial", apoiado pela FAPESP, 2016/21070-5, procura candidatos para Bolsa de Pós-Doutorado para desenvolver projeto no Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da USP, em São Paulo (http://lem.iq.usp.br).

O projeto será na área de química quântica e simulação de líquidos iônicos. O projeto envolverá um estudo computacional da fase cristalina e mudanças estruturais ao longo de transições de fases conforme evidenciado em difração de raios-X e espectros

vibracionais (Raman e infravermelho) de líquidos iônicos. A Bolsa de Pós-Doutorado será oferecida no período 01/05/2019 – 01/05/2021 durante o Projeto Temático. Os candidatos interessados devem enviar curriculum vitae até o dia 07/01/2019 para o Prof. Dr. Mauro C. C. Ribeiro (mccribei@iq.usp.br).


Fonte: Mauro Carlos Costa Ribeiro (IQ-USP)


2. Vaga para Pós-Doutorado na UFABC – Bolsa FAPESP

Área de conhecimento: Física/Química de materiais Nº do processo FAPESP: 2017/02317-2 Título do projeto: Síntese e caracterização de propriedades físicas de perovskitas de haletos Pesquisadores: Dr. Gustavo Dalpian e Dr. Jose Antonio Souza Unidade/Instituição: Universidade Federal do ABC – Campus Santo André Data limite para inscrições: 30/12/2018 Localização: Avenida dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha - Santo André, São Paulo.
E-mails para inscrições: (gustavo.dalpian@ufabc.edu.br); (joseantonio.souza@ufabc.edu.br)

As atividades de pesquisa estão relacionadas ao projeto temático "Interfaces em Materiais: Propriedades Eletrônicas, Magnéticas, Estruturais e de Transporte", sob coordenação do Prof. Adalberto Fazzio (LNNano, CNPEM – Campinas). O supervisor do pós-doutorado será o Prof. Gustavo Dalpian em colaboração com Prof. Jose Antonio Souza da Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – São Paulo.

Pretende-se desenvolver pesquisas envolvendo síntese e caracterização das propriedades físicas de perovskitas híbridas orgânico/inorgânico de haletos do tipo ABX3 (onde A = Cs, CH3NH3, etc.; B = Pb, Sn, etc.; e X = Cl, Br ou I). Esses materiais vêm sendo amplamente estudados devido às suas propriedades favoráveis à conversão de energia solar. A compreensão dos fenômenos físicos envolvendo as propriedades estruturais, morfológicas, ópticas e elétricas são de grande interesse científico neste projeto. Dessa forma, síntese desses materiais na forma de bulk e/ou filmes finos e/ou heteroestruturas e/ou quantum dots e o estudo das propriedades físicas são de interesse. A pesquisa será desenvolvida na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André.

A oportunidade está aberta igualmente a candidatos brasileiros e estrangeiros com título de doutor, no Brasil ou no exterior, em áreas relacionadas ao tema proposto. É imprescindível que o candidato tenha alguma experiência internacional, além de publicações nas áreas correlatadas ao projeto em revistas de relevante impacto internacional.

Os seguintes documentos são necessários para candidatura: 1. Curriculum vitae, apresentando a experiência acadêmica do candidato e a lista de trabalhos publicados em periódicos. O currículo deve ser submetido em formato eletrônico pdf (Portable Document Format), onde os artigos devem ser identificados pelo DOI; 2. Documento que comprove que é portador de título de doutor; 3. Pelo menos duas cartas de recomendação as quais devem ser enviadas diretamente para os e-mails cotados acima.

Para avaliação das propostas serão levados em consideração os seguintes aspectos: histórico de pesquisa do candidato e análise das cartas de recomendação recebidas. No que se refere à análise curricular, não será considerado somente o número de publicações do candidato, mas também sua qualidade e relevância. Adicionalmente, os candidatos serão convocados para uma entrevista presencial ou online com o supervisor para avaliar aderência das áreas de experiência do candidato aos temas de pesquisa relacionados ao projeto.

A implantação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Caso a decisão seja referendada pela FAPESP, o candidato selecionado receberá bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa, destinada a realizar apenas despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Mais informações sobre a bolsa podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.fapesp.br/bolsas/pd.

O candidato deverá enviar toda a documentação via e-mail para o endereço eletrônico acima com o título "Fellowship PD - Application". O prazo para envio das inscrições se encerra em 30/12/18. Serão consideradas as inscrições em que todos os documentos (inclusive as cartas de recomendação) tenham sido recebidas impreterivelmente até a meia-noite do dia 30/12/2018, no horário de Brasília (UTC-3, horário de brasileiro de verão).


Fonte: Jose Antonio Souza (UFABC)



3. Bolsa de Pós-Doutorado na área de eletroquímica/microscopia eletrônica de transmissão in situ - UFSCar

Área de conhecimento: Química/Engenharia
Nº do processo FAPESP: 2017/11986-5
Projeto: BG E&P Brasil (Shell) - CPE / Portadores Densos de Energia
Área de atuação: Eletroquímica / Microscopia Eletrônica de Transmissão
Número de vagas: 1
Pesquisador principal: Marco Aurélio L. Cordeiro
Unidade/Instituição: Departamento de Engenharia de Materiais / Universidade Federal de São Carlos
Rod. Washington Luiz, km 235, Monjolinho - São Carlos, SP – Brasil.
Caixa-Postal: 676
Publicado em:
Data limite para inscrições: 14/12/2018
Início previsto das atividades: 01/01/2019
E-mail para inscrições: mcordeiro@ufscar.br

Resumo
O Centro de Inovação em Novas Energias (CINE)- Divisão de Portadores Densos de Energia oferece uma bolsa de Pós-Doutorado na área de eletroquímica/microscopia eletrônica de transmissão in situ, vinculada a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A bolsa tem duração de 12 meses com previsão de início em janeiro de 2019 e com a possibilidade de prorrogação por até 12 meses adicionais, de acordo com o desempenho do candidato. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado (Shell -Brasil) no valor de R$ 7.373,10 mensais.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros altamente qualificados, com título de Doutor (obtido no país ou no exterior) em Química, Ciência/Engenharia de Materiais e áreas correlatas há no máximo 8 anos, com comprovada trajetória de publicações em periódicos científicos de impacto. O bolsista investigará a eletrodeposição ex situ e in situ de filmes finos de materiais catalíticos de interesse (e.g., selenetos, teluretos, óxidos metálicos e eletrodepósitos metálicos.) sobre diversos substratos. Estudos in situ serão realizados visando a observação direta da formação desses filmes em tempo real e em escala sub nanométrica, em um microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução com porta amostra de capacidade eletroquímica (i.e., estudos em solução concomitantemente a aplicação de potenciais e variação de temperatura).

Assim, é esperado que o candidato tenha experiência na produção eletroquímica de materiais, síntese de nanomateriais e conhecimentos sólidos em microscopia eletrônica de transmissão. Ademais, é desejável que o candidato tenha familiaridade com técnicas de caracterização, tais como: microscopia de força atômica (AFM); difração de raios X (DRX); espectroscopias de fotoelétrons excitados por raios X (XPS), vibracional na região do infravermelho e Raman. Finalmente, é ainda desejável que o candidato tenha conhecimentos em simulação por elementos finitos.

O candidato deve também apresentar habilidade de escrita e comunicação em inglês pelos trabalhos já publicados e apresentados em congressos internacionais, capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares e em colaboração com outros grupos de pesquisa, ser proativo nas atividades do grupo de pesquisa e auxiliar na supervisão e desenvolvimento de alunos de pós-graduação.

Os interessados devem enviar um e-mail para o Prof. Dr. Marco Aurélio L. Cordeiro (mcordeiro@ufscar.br) até 14/12/2018, contendo os seguintes documentos em formato pdf:

i) Carta de apresentação, na qual o candidato explicitará sua motivação e a experiência no tema;
ii) Duas cartas de recomendação;
iii) Curriculum vitae ou Currículo Lattes;


Fonte: Marco Aurélio L. Cordeiro (UFSCAR)


4. Bolsa pós-doutorado PNPD-CAPES - UNICAMP

A Comissão de Pós-graduação do IQ-Unicamp está selecionando doutores para o programa de pós-doutorado PNPD-CAPES, regulamentado pela portaria da CAPES 086/2013. Serão aceitos projetos em todas as áreas da Química e ciências correlatas, sendo desejável que o projeto contemple temática atual de pesquisa e que seja compatível com a infraestrutura disponível no IQ-Unicamp.

O candidato terá acesso a toda infraestrutura de pesquisa disponível no IQ-Unicamp. As propostas recebidas serão avaliadas por uma comissão composta pelos membros da comissão de pós-graduação e pelo coordenador de pesquisa do IQ-Unicamp, considerando a documentação descrita no Edital em anexo.

As propostas serão recebidas através do e-mail cpgiq@iqm.unicamp.br até 13/12/2018.

O candidato selecionado terá sua bolsa implementada por um período de 12 meses, sendo o valor da mensalidade de R$ 4.100,00


Fonte: Fabio Augusto (Unicamp)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299