.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1380

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



12/09/2019



  CONCURSOS PÚBLICOS E PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Processo Seletivo para Professor de Química - PUC-Rio (Química Inorgânica)

O Departamento de Química da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro está iniciando processo de seleção para contratação de professor de tempo integral e dedicação exclusiva na área de Química Inorgânica (de preferência nas sub-áreas de Química de Coordenação, Bioinorgânica, Organometálicos ou Química Inorgânica Medicinal).

Os candidatos devem ter o título de Licenciado ou Bacharel em Química, com Doutorado na área de Química/Química Inorgânica, sendo também exigida experiência em docência. O professor contratado deve mostrar claramente seu potencial para desenvolver linha de pesquisa independente, demonstrar capacidade de gerar produção científica continuada e de qualidade, e também interagir com os grupos e linhas de pesquisa já existentes no Departamento. O professor deverá atuar no ensino de graduação de pós-graduação, a partir do momento da sua incorporação no quadro docente da universidade, assim como ser capaz de orientar alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

O salário inicial é de R$ 12.735,88, equivalente ao cargo de Professor Assistente 1. O vínculo de Assistente se refere ao período de estágio probatório, que vai de 3 a 5 anos, para demostração de capacidade por parte do professor antes da aceitação desse no quadro principal da universidade.

Mais informações


Fonte: Romeu C. Rocha Filho (UFSCar)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Oportunidade de doutorado direto em Crescimento e Caracterização de Monocristais com bolsa FAPESP na UNIFESP

Local: Grupo de Materiais Multifuncionais e Sensores (GMMS) / Instituto de Ciência e Tecnologia / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) / São José dos Campos - SP

O projeto, financiado pela FAPESP - MATERIAIS MULTIFERRÓICOS E FERROELÉTRICOS PARA CONVERSÃO DE ENERGIA: Síntese, Propriedades, Fenomenologia e Aplicações. (Processo FAPESP: 2017/13769-1), tem uma bolsa de Doutorado Direto para pesquisas em:

1-) Crescimento e caracterização de monocristais ferroelétricos/piezoelétricos.

Da aplicação e prazos:
A inscrição neste processo seletivo deve ser encaminhada para o seguinte endereço: mlente@unifesp.br

No campo "assunto" do e-mail deve constar a referência "Candidato a Bolsa de Doutorado Direto". Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos (como um único arquivo PDF):

a-) Histórico Escolar completo do seu curso de graduação (incluindo reprovações, quando for o caso);
b-) Currículo Vitae (com link para o Currículo Lattes do CNPq, atualizado);
c-) Nome completo e endereço de e-mail de 3 (três) docentes que possam fornecer referências sobre o(a) candidato(a).

* Encerramento das inscrições: 22/11/2019;
* Escolha do candidato até 06/12/2019;
* Envio para a FAPESP da indicação do candidato: 09/12/2019;
* Início das atividades: março de 2020.

Perfil do candidato:
Desejável formação acadêmica em Física; Química; Engenharia de Materiais;
Engenharia Química ou Bacharelado Interdisciplinar na área de exatas.

Da Bolsa: http://www.fapesp.br/bolsas/dd
Destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese.

A solicitação de bolsa de doutorado direto pode ser apresentada antes do término do curso precedente (graduação) ou quando de passagem do mestrado para o doutorado direto, respeitando-se os prazos definidos pela FAPESP, mas a apresentação dos comprovantes correspondentes à sua conclusão é imprescindível por ocasião da confirmação de interesse na bolsa.

A FAPESP, na análise das solicitações de bolsa de doutorado, prioriza candidatos que tenham recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração do curso, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, com experiência comprovada de estágio de iniciação científica.

Observações:
1-) Para a implementação da bolsa, o candidato selecionado deverá:
a-) Ingressar como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UNIFESP. Há duas formas de ingresso: Processo seletivo tradicional ou Processo seletivo extraordinário.

b-) Ter a sua indicação como bolsista aceita pela FAPESP.

Dúvidas ou maiores informações:
Prof. Manuel Henrique Lente
E-mail: mlente@unifesp.br


Fonte: Manuel Henrique Lente (UNIFESP)


2. Pós Doc na área de Polímeros no LCCTnano/FE-Guaratinguetá-Unesp

O Laboratório de Crescimento de Cristais e de Transporte Eletrônico em Nanoestruturas (LCCTnano), sediado no Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, tem o prazer de anunciar a abertura de processo seletivo para captação de um pesquisador(a) em nível de pós-doutorado/jovem Pesquisador para atuar na frente de pesquisa em polímeros dinâmicos ou auto-curáveis.

O(A) candidato(a) selecionado(a) atuará no desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos auto-curáveis aditivados com nanomateriais óxidos (CeO2, TiO2, ZrO2, Sb2O3, dentre outros) para desenvolvimento de aplicações em ensaios não destrutivos cujo plano de trabalho se insere em um projeto de pesquisa colaborativo com empresa da área petrolífera.

Espera-se que o(a) candidato(a) faça pesquisa em dedicação exclusiva e que tenha facilidade em trabalhar com outros membros do grupo bem como com colaboradores envolvidos no projeto.

Motivação e persistência serão características importantes do(a) candidato(a) selecionado(a) e espera-se ainda que este(a) tenha doutoramento em uma das seguintes áreas: Física, Química, Engenharia de Materiais. É desejável experiência em processamento e caracterização de termofixos e/ou termoplásticos e, idealmente, em desenvolvimento de polímeros auto-curáveis.

A bolsa de estudos tem duração mínima de 12 meses, com potencial renovação por mais 24 meses totalizando 36 meses.

A seleção será realizada através de análise curricular (CV lattes, súmula curricular ou equivalente) do candidato e uma carta de referência.

Interessados(as) devem enviar os documentos para: olivia.berengue@unesp.br com o assunto "POSTDOC Polímeros" até 20/09/2019.

Os (as) selecionados (as) serão convocados (as) por e-mail para entrevista até 24/09/2019. Início provável de vigência da bolsa de estudos em meados de novembro/2019.


Fonte: Olivia Maria Berengue (Unesp)


3. 29º Programa Bolsas de Verão

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM – realizará o 29º Programa Bolsas de Verão, que estimula jovens estudantes com vocação para a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. É requisito básico para candidatar-se ser estudante em nível de graduação universitária matriculado em cursos das áreas das Ciências Exatas e da Terra (inclui Engenharias) e das Ciências Biológicas e da Saúde, e ter os demais requisitos constantes no Edital do Programa, disponível neste link. As inscrições de candidatos serão recebidas de 4 a 14 de outubro.

O CNPEM é uma instituição qualificada como Organização Social, que atua para cumprir metas fixadas em Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No CNPEM estão agrupados quatro Laboratórios Nacionais: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Os estudantes selecionados serão orientados – de modo individualizado – por um pesquisador e/ou tecnólogo qualificado de um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM. A missão do estudante é desenvolver um projeto proposto pelo Orientador e apresentar resultados em formas de comunicação oral (seminários) e comunicação escrita em forma de relatório final de pesquisa. Dentre os benefícios ofertados a cada estudante selecionado incluem-se: passagem de ida-volta desde local de origem até Campinas, hospedagem e alimentação.


Fonte: Assessoria de Comunicação CNPEM / Comitê Gestor do 29º PBV


4. Bolsas de Mestrado FAPESP em Química Computacional na UFABC

Uma vaga de mestrado com bolsa FAPESP está disponível no CCNH da UFABC para interessados em aplicar métodos computacionais e experimentais para a identificação e otimização de inibidores enzimáticos.

Mais informações: http://www.fapesp.br/oportunidades/3164/


Fonte: Renato Ferreira De Freitas (UFABC)


5. CTC/PUC-Rio abre seleção para bolsa integral nos cursos de graduação em Matemática, Física e Química a vestibulandos de todo o Brasil

Inscrições abertas para o "Provas Desafios 2019" até 27 de setembro. Para participar e concorrer a uma das seis bolsas que serão oferecidas, é preciso também prestar o vestibular PUC-Rio 2020

Uma bolsa integral para cursar graduação em Matemática, Física ou Química no Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é o sonho de muitos candidatos. Este ano, o edital para o "Provas Desafios 2019" já foi lançado e a seleção vai premiar os dois melhores vestibulandos em cada área que forem aprovados no exame paralelo ao Vestibular 2020 da Universidade. As inscrições são gratuitas, seguem até 27 de setembro pelo site http://www.puc-rio.br/desafios/ e, para concorrer, é preciso prestar também o Vestibular PUC-Rio, cujas inscrições foram prorrogadas até o dia 23 de setembro.

As provas serão realizadas na Universidade, no período da manhã, nas respectivas datas de acordo com a graduação pretendida: Química, 28 de setembro; Matemática, em 29 setembro, e Física, 05 de outubro. Os exames seguem o mesmo padrão adotado nas olimpíadas nacionais, com exercícios desafiadores e dinâmicos. Eles buscam descobrir e aperfeiçoar jovens talentos vindos do Ensino Médio em cada uma das disciplinas, com elevado potencial: competitivos, estudiosos e dispostos a enfrentar — e se destacar — em uma das três exigentes carreiras. Cada estudante pode concorrer em mais de uma graduação (Matemática, Física e/ou Química).

"Os bacharelados de Física, Matemática e Química do CTC/PUC-Rio têm se destacado nacionalmente através do Guia do Estudante, conquistando, anualmente, as cinco estrelas como nota máxima", destaca o decano do CTC/PUC-Rio, o professor Luiz da Silva Mello, lembrando que desde 2007, quando a iniciativa foi lançada, mais de 60 alunos de todo o país já se beneficiaram da gratuidade.

Além das bolsas integrais, os vencedores das Provas Desafios 2019 poderão receber benefícios adicionais — dependendo do desempenho acadêmico — como bolsas decorrentes de convênios com a iniciativa privada e projetos de Iniciação Científica. Cada curso dispõe ainda de uma bolsa integral adicional para medalhistas nas Olimpíadas Brasileiras de Física, Matemática e Química.


Fonte: Maria Estrella (CTC/PUC-Rio)



  OUTRAS VAGAS

1. Oportunidade para Pesquisador II - CNPEM

Para atuar no Grupo EMA do Projeto Sirius

Na linha EMA pretende-se realizar experimentos de técnicas diversas, como difração, espectroscopia e imagem de raios X, sujeitando amostras a condições extremas de pressão, temperatura e campo magnético. Para essa posição, espera-se que o candidato selecionado desenvolva sua linha de pesquisa de forma conectada as possibilidades abertas com a linha de condições extremas (EMA) do Sirius, na qual o pesquisador também deverá se envolver em novos desenvolvimentos técnicos e interação/suporte com a comunidade de usuários externos dessa estação experimental.

Mais informações

Fonte: Nicole Germano (CNPEM)


2. Vagas abertas no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM

Estamos com algumas vagas abertas, segue abaixo as oportunidades:

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO III (175182)
Maiores informações/

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO I (172100)
Maiores informações

ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO I (172106)
Maiores informações


Fonte: Nicole Germano (CNPEM)







Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299