11/02/2021
PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
1. Processo seletivo Mestrado e Doutorado em Química na UNIFAL-MG
Estão abertas até 01/03/2021 inscrições para Processo seletivo Mestrado e Doutorado em Química na UNIFAL-MG.
O edital e as linhas de pesquisa podem ser consultados em nosso site: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgq/
Fonte: Antonio Carlos Doriguetto - coordenador do PPGQ UNIFAL-MG
BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE
1. Bolsa PD para o laboratório de Bioquímica de Oxidantes e Radicais do Instituto de Química da USP, em São Paulo
Uma posição de pós-doutorado em tempo integral, financiada pela FAPESP, está disponível no laboratório de Bioquímica de Oxidantes e Radicais do Instituto de Química da USP, em São Paulo. A meta do projeto é caracterizar ligações cruzadas de proteínas produzidas por processos oxidativos in vitro e em amostras biológicas, investigando o papel dessas ligações na disfunção, oligomerização e agregação de proteínas. O desenvolvimento do projeto ocorrerá no ambiente altamente colaborativo do CEPID Redoxoma (http://redoxoma.iq.usp.br/).
O candidato deve ter doutorado (há menos de seis anos) em Bioquímica, Química ou áreas afins. Experiência anterior com LS-MS/MS de proteínas oxidadas (incluindo ferramentas de bioinformática) e/ou em química de radicais livres e análise de RMN serão priorizadas. Os interessados deverão enviar carta de motivação de até uma página, curriculum vitae e duas cartas de recomendação para o e-mail da professora Ohara Augusto (oaugusto@iq.usp.br). Esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade por 30 dias após a publicação.
O candidato selecionado receberá uma bolsa de Pós-Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no valor de R$ 7.373,10 mensais e um fundo de contingência de pesquisa, equivalente a 10% do valor anual da bolsa para ser despendido em itens diretamente relacionado à atividade de pesquisa.
Fonte: Ohara Augusto (IQ-USP)
2. Bolsa pos-doutorado FAPESP em Fisico Quimica - CDMF
O Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CPMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, hospedado pela UFSCar, oferece uma vaga de pós-doutorado para desenvolver o projeto "Simulação de processos e materiais eletroquímico para armazenamento e conversão de energia usando o método de elementos finitos".
O candidato que desejar se candidatar a esta oportunidade deverá possuir o título de Doutor em Química, experiência na área de eletroquímica fundamental, com ênfase em modelagem de processos eletroquímicos. Deve ter domínio das equações diferenciais parciais que regem os fenômenos de transporte por difusão, migração e convecção em meios aquosos e porosos. Ter conhecimento dos mecanismos envolvidos na variação do pH interfacial, transporte iônico através de nanocanais e interação das nanoestruturas com a luz. Fornecer a capacidade de calcular a contribuição faradaica real em voltametria ultrarrápida por simulação e distribuição de c orrente em células de camada fina. Ao mesmo tempo, o candidato deve ter experiência com o método numérico de elementos finitos, em particular para comprovar seu conhecimento do software COMSOL Multiphysics, bem como estratégias de minimização de erros numéricos e contornar problemas de convergência.
Para concorrer à vaga, por favor envie e-mail para bolsapdecp@gmail.com com a seguinte documentação:
1. Carta apresentando seu interesse;
2. Um CV resumido, apresentando a formação acadêmica, publicações, e informações que comprovem a sua experiência científica na área do projeto;
3. Nomes e e-mails de duas pessoas como referência.
Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais.
Mais informações
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Fonte: Ernesto Chaves Pereira (UFSCar)
3. IQSC oferece duas bolsas de doutorado direto na área de eletrocatálise
O Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) recebe inscrições para duas bolsas de doutorado direto da FAPESP, para início imediato.
Os selecionados atuarão junto a um projeto temático em andamento, na área de eletrocatálise, nos seguinte temas:
1) Investigação de eletrocatalisadores de selenetos e teluretos de Ni dopados com Ir para a REH/RRO em meio alcalino.
2) Eletrocatalisadores bimetálicos Pt-M (M = Rh, Ir) suportados em grafeno funcionalizado para a eletrooxidação da amônia.
Uma condição para implantação da bolsa junto à FAPESP é que o candidato tenha excelente histórico escolar no curso de graduação, além de apresentar boa média geral de notas.
As normas e condições para ingresso no Doutorado Direto do IQSC são regidas pelo edital IQSC/USP 12/2020 disponível no website do Serviço de Pós-Graduação do IQSC: https://bit.ly/3cu7OqB
Para concorrer às bolsas, os interessados devem enviar um e-mail para edsont@iqsc.usp.br ou jperez@iqsc.usp.br, com cópia do histórico escolar completo da graduação (incluindo trancamentos e reprovações, se houverem), curriculum vitae resumido e especificando sua preferência de tema de pesquisa, conforme acima mencionados.
A Comissão de Seleção é composta pelos professores Edson Antonio Ticianelli e Joelma Perez.
Fonte: Comunicação IQSC - USP
4. JAAS Emerging Investigators Lectureship
As indicações para o JAAS Emerging Investigators Lectureship de 2021 foram prorrogadas até dia 14 de Fevereiro.
O ganhador de 2020 George Donati (Wake Forest University, USA) fez sua formação de mestrado na UFSCar. Ele falará virtualmente dia 18 de fevereiro. Inscreva-se gratuitamente aqui.
A ganhadora de 2019 foi a Profa. Marcia Mesko (UFPel) que integrará o Corpo Editorial principal do JAAS brevemente.
Lectureship details
The recipient of the lectureship will present their research at a relevant high-profile international meeting (to be agreed with the Editorial Office) and receive a contribution of £2000 to cover associated travel and accommodation costs. They will be awarded a certificate and asked to contribute a Primary Research or Review Article to JAAS.
Detalhes da Lectureship
O destinatário da bolsa de Lectureship apresentará sua pesquisa em um encontro internacional de alto nível (a ser acordado com o Escritório Editorial) e receberá uma contribuição de £ 2.000 para cobrir os custos de viagem e acomodação. Eles receberão um certificado e serão convidados a contribuir com uma Pesquisa Original ou Artigo de Revisão para o JAAS.
Eligibility
The lectureship is open worldwide to researchers working in atomic spectrometry within the scope of JAAS who are at an early stage of their independent career. The nominee has to be under ten years* from gaining their PhD. (*Appropriate consideration will be given to those who have taken a career break or followed a different study path.) The nominee should also have a level of engagement with the journal JAAS and be a published author in it.
Elegibilidade
A bolsa está aberta mundialmente a pesquisadores que trabalham com espectrometria atômica no âmbito do JAAS e que estão em um estágio inicial de sua carreira independente. O nomeado deve ter menos de dez anos * de obtenção de seu doutorado. (* Consideração apropriada será dada àqueles que interromperam a carreira ou seguiram um plano de estudos diferente.) O nomeado também deve ter um nível de envolvimento com a revista JAAS e ser um autor publicado nela.
Nominations
Nominations must be received by the Editorial Office by February 14th 2021; researchers cannot nominate themselves and members of the Editorial Board judging panel are not eligible to receive the lectureship.
Nominations must include:
• A letter of recommendation (max. 2 pages), including achievements and evidence of research independence of the nominee. Please indicate if the nomination is for a series of contributions to the field or a single key piece of high impact work
• A completed JAAS Emerging Investigator nomination form (please request a form from the office.) Editorial Office at jaas-rsc@rsc.org
Nomeações
As indicações devem ser recebidas pelo Escritório Editorial até 14 de fevereiro de 2021; os pesquisadores não podem se auto candidatar e os membros da comissão julgadora do Conselho Editorial não são elegíveis para receber a bolsa.
As nomeações devem incluir:
• Uma carta de recomendação (máx. 2 páginas), incluindo realizações e evidências de independência de pesquisa do nomeado. Indique se a nomeação é para uma série de contribuições para a área ou uma única peça-chave de trabalho de alto impacto
• Um formulário de nomeação de Investigador Emergente JAAS preenchido (solicite um formulário do Escritório Editorial em jaas-rsc@rsc.org )
Selection
The Editorial Office will screen each nomination for eligibility and draw up a shortlist of candidates based on the nomination documents provided. The lectureship winner will be selected by the JAAS Editorial Board based on the originality, quality, impact and significance of the candidate's research, as highlighted in their nomination.
Seleção
O Escritório Editorial selecionará cada nomeação para elegibilidade e elaborará uma lista de candidatos com base nos documentos de nomeação fornecidos. O vencedor da Lectureship será selecionado pelo Conselho Editorial da JAAS com base na originalidade, qualidade, impacto e importância da pesquisa do candidato, conforme destacado em sua indicação.
Submit a nomination
To make a nomination please send the Editorial Office a letter of recommendation, and a completed nomination form no later than February 14th 2021.
Editorial Office: jaas-rsc@rsc.org
Envie uma indicação
Para fazer uma indicação, envie ao Escritório Editorial uma carta de recomendação e um formulário de indicação preenchido até 14 de fevereiro de 2021.
Escritório Editorial: jaas-rsc@rsc.org
Dúvidas:
magalhaese@rsc.org
Fonte: Elizabeth Magalhães (RSC)
|