11/03/2021
BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE
1. Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP - IQ-USP
O Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) da Universidade de São Paulo, Instituto de Química (IQ-USP), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Disseminação (CEPIDs) com financiamento da FAPESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, está selecionando candidatos para uma posição de pós-doutorado.
O projeto é vinculado ao Plano de Educação e Difusão do CEPID Redoxoma e pretende investigar como ocorre o desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) de temas vinculados a processos redox no contexto do subprojeto Química do Residência Pedagógica da USP - SP. Os dados serão coletados numa escola de Educação Básica com os residentes e professores do subprojeto.
O candidato deve ter experiência com pesquisas educacionais qualitativas, registros audiovisuais, metodologia de mapas de PCK, conhecimento de professores e conhecimento pedagógico do conteúdo.
Os candidatos interessados devem enviar CV atualizado, 2 cartas de recomendação, carta justificando interesse na bolsa e capacitação para o projeto com um breve relato de sua experiência com o tema do projeto para Carmen Fernandez, e-mail: carmen@iq.usp.br
Data limite para inscrições: 29/03/2021
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. Entretanto, para o projeto é necessário que o candidato tenha domínio de português pelo fato de a coleta de dados ocorrer numa escola da Educação Básica brasileira. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Fonte: Carmen Fernandez (USP)
2. Bolsa de Doutorado Direto – FAPESP
Bolsa: Já pré-aprovada e para início em agosto/2021, dentro do projeto temático #2020/10246-0 intitulado "Nuclear Magnetic Resonance Spectroscopy: From pulse sequences to structural assignments".
Atividades de pesquisa: Utilização de medidas de difusão molecular por RMN (DOSY) assistida por matrizes (MAD) na separação virtual e caracterização dos componentes presentes em uma mistura. Pretende-se avaliar a capacidade de matrizes (surfactantes) quirais e não quirais na eficiência da separação dos componentes, chegando à condição limite da separação de enantiômeros, tanto na dimensão de frequência como de difusão.
Serão realizadas medidas de difusão molecular (DOSY) por RMN empregando diferentes núcleos, dentre eles 1H, 19F e 31P.
Candidatos/Requisitos: Os candidatos deverão ter sólida formação em química. É desejável alguma experiência em RMN e capacidade de se comunicar em inglês, além de apresentar excelente desempenho acadêmico ao longo da graduação.
Contatos: Prof. Cláudio F. Tormena (tormena@unicamp.br), enviando histórico escolar e curriculum vitae até 15/04/2021.
Fonte: Claudio Tormena (IQ-Unicamp)
|