.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico Nº 1523

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



08/09/2022



  PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Processo seletivo para mestrado e doutorado - UNILA

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade da UNILA está com inscrições para o ingresso de novos mestrandos e doutorandos para o ano de 2023.

Confira o número de vagas e informações sobre a seleção neste link


Fonte: Janine Padilha Botton (UNILA)


2. Seleção de alunos regulares do programa de Pós-Graduação em Química nível mestrado – Unioeste/Campus de Toledo

Seleção de alunos regulares do programa de Pós-Graduação em Química nível mestrado – Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Campus de Toledo, para ingresso no ano letivo de 2023.

No período de 01 de setembro a 03 de outubro de 2022 estarão abertas as inscrições de candidatos a seleção de alunos regulares do PPGQUI - Mestrado, área de concentração em Química, para o preenchimento de até 13 (treze) vagas do Programa para ingresso no ano letivo de 2023.

Em conformidade com a Resolução 003/2022-CEPE, de 24/03/2022, o Programa também assegurará 01 (uma) vaga excedente para a pessoa com deficiência.

Seleção: histórico escolar: peso 40; currículo Lattes: peso 60.

Edital

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do cadastro on-line disponível no seguinte endereço: www.unioeste.br/pos/inscricoes.


Fonte: Cleber Antonio Lindino (Unioeste)



3. Processo seletivo do segundo semestre de 2022 do Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química) da UFMG

Foi publicado o edital para o processo seletivo do segundo semestre de 2022 do Programa de Pós-Graduação em Química (PPG-Química) da UFMG.

Foi também publicado na página do Programa o cronograma referente ao Processo Seletivo regular de 2022.

A seleção PPG-Química será realizada online (à distância), conforme disposto no edital.

Mais informações


Fonte: Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química-UFMG



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsas para Pos-Doc - ATTO/UFPR

Encontram-se disponíveis duas bolsas de Post-Doc (CNPq) para trabalhar com aerossóis e compostos orgânicos proveniente da floresta Amazônica.

Projeto ATTO (https://www.attoproject.org/pt/)

Maiores informações no edital.


Fonte: Ricardo Henrique Moreton Godoi (UFPR)


2. Bolsas de Verão do CNPEM

O Programa Bolsas de Verão do CNPEM é destinado a estudantes de graduação matriculados em universidades do Brasil, demais países da América Latina e Caribe, nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológica e da Vida, Engenharias e Tecnologia. Os bolsistas vêm até Campinas-SP com todas as despesas pagas para desenvolver um projeto durante as férias de verão, orientado por pesquisadores e especialistas do CNPEM. Esse programa acontece há 30 anos e em 2023 está de volta.

As inscrições estão abertas até 20/09.

Mais informações


Fonte: Verônica de Carvalho Teixeira (CNPEM)



3. Bolsa de doutorado - Braskem-UFSCar

Encontra-se disponível uma bolsa de doutorado a ser financiada pela Braskem para o desenvolvimento de um projeto na área de eletrocatálise, especificamente envolvendo a eletro-redução de dióxido de carbono a álcoois, com possibilidade de início em novembro/2022.

Os estudos serão realizados no Departamento de Engenharia Química da UFSCar, no campus de São Carlos.

É desejável, mas não imprescindível, que os candidatos tenham experiência prévia no desenvolvimento de estudos eletrocatalíticos. Até o dia 25/09/2022, os interessados devem preencher e enviar o formulário (neste link) com os documentos pertinentes, conforme instruções no próprio formulário.


Fonte: Janaina Fernandes Gomes (DEQ/UFSCar)



4. Processo Seletivo para Concessão de Bolsa PCI no LNCC

O Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), abre processo seletivo para concessão de bolsas do Programa de Capacitação Institucional na área de Modelagem Computacional e Bioinformática.

O(a) candidato(a) deve ter formação básica em Biologia, Biomedicina, Bioquímica ou áreas afins. Ter, no mínimo, 6 (seis) anos de experiência após a obtenção do diploma de nível superior e Doutorado em uma das seguintes áreas ou afins: Bioinformática, Genética, Modelagem Computacional e Biologia Computacional.

A Chamada Pública N° 04/2022 prevê a concessão de bolsa no valor de R$4.160,00 (PCI-DB) para início a partir de dezembro de 2022 e vigência de até 60 meses (5 anos).

Se identificou com a oportunidade? Então, atenção ao prazo de inscrição!

O envio das propostas vai até o dia 10 de outubro de 2022.

Os interessados podem acessar o edital completo no site do LNCC.


Fonte: Serviço de Comunicação Institucional (LNCC)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299