OPORTUNIDADES
BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE
1. Disponibilidade de bolsa de DD - UFABC-FAPESP
Avanços na ciência e engenharia de materiais permitiram um progresso significativo em uma variedade de tecnologias, incluindo energia renovável e sustentável, computação quântica e armazenamento de dados. A descoberta e o design de materiais com propriedades personalizadas são essenciais para avanços futuros nesses campos. Perovskitas híbridas são uma classe promissora de materiais que têm atraído muita atenção nos últimos anos devido às suas propriedades optoeletrônicas e fotovoltaicas únicas. No entanto, a estrutura local e a ordem desses materiais, incluindo a presença de defeitos e correlações de curto alcance, ainda não são bem compreendidas. Neste projeto de pesquisa de doutorado direto, pretendemos investigar a ordem local de perovskitas híbridas usando principalmente dados de difração de rai os X em pó e análise de função de distribuição de pares. O projeto envolverá a síntese e caracterização para obter amostras de alta qualidade de perovskitas híbridas com diferentes composições e morfologias. O aluno de doutorado usará então a difração de raios X em pó para coletar dados sobre a estrutura cristalina das amostras. A análise da função de distribuição de pares será empregada para obter informações sobre a ordem local dos materiais, incluindo as correlações de curto alcance e defeitos na estrutura cristalina.
Os interessados devem enviar CV Lattes e histórico de graduação. As inscrições vão até 15/09/2024.
Mais detalhes em: https://fapesp.br/oportunidades/7289/
Fonte: Fabio Furlan Ferreira (UFABC)
2. Disponibilidade de bolsa de IC - UFABC-FAPESP
Resumo
Perovskitas de haleto à base de chumbo têm se mostrado muito promissoras para aplicações optoeletrônicas, mas sua potencial toxicidade e instabilidade levantam preocupações. Como solução, perovskitas duplas sem chumbo surgiram como uma família alternativa de materiais. No entanto, sua estabilidade e escalabilidade continuam sendo desafios significativos. Para superar esses problemas, os pesquisadores estão explorando maneiras de modificar sua estrutura cristalina e melhorar suas técnicas de processamento. Além disso, estudar a ordem local de perovskitas duplas sem chumbo por meio da análise de função de distribuição de pares (PDF) e outras técnicas de caracterização pode fornecer insights sobre seu arranjo atômico e ligação. Esses insights podem ajudar a otimizar suas propriedades eletrônicas e melhorar o desempe nho e a estabilidade de seus dispositivos. Este projeto se debruça sobre os desafios no desenvolvimento de perovskitas duplas sem chumbo e o potencial de explorar sua ordem local por meio da análise de PDF e outras técnicas de caracterização para aplicações optoeletrônicas.
Os interessados devem enviar CV Lattes e histórico de graduação. As inscrições vão até 15/09/2024.
Mais detalhes em: https://fapesp.br/oportunidades/7288/
Fonte: Fabio Furlan Ferreira (UFABC)
3. Oportunidade de bolsa de PD - UFABC-FAPESP
Resumo
Perovskitas de haleto à base de chumbo têm se mostrado muito promissoras para aplicações optoeletrônicas, mas sua potencial toxicidade e instabilidade levantam preocupações. Como solução, perovskitas duplas sem chumbo surgiram como uma família alternativa de materiais. No entanto, sua estabilidade e escalabilidade continuam sendo desafios significativos. Pesquisadores estão explorando maneiras de modificar sua estrutura cristalina e melhorar suas técnicas de processamento para superar esses problemas. Além disso, estudar a ordem local de perovskitas duplas sem chumbo por meio da análise de função de distribuição de pares (PDF) e outras técnicas de caracterização pode fornecer insights sobre seu arranjo atômico e ligação. Esses insights podem ajudar a otimizar suas propriedades eletrônicas e melhorar o desempenho e a estabilidade de seus dispositivos. Este projeto se debruça sobre os desafios no desenvolvimento de perovskitas duplas sem chumbo e o potencial de explorar sua ordem local por meio da análise de PDF e outras técnicas de caracterização para aplicações optoeletrônicas.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 12.000,00 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Os interessados devem enviar CV Lattes e histórico de pós-graduação.
Mais detalhes em: https://fapesp.br/oportunidades/7290/
Fonte: Fabio Furlan Ferreira (UFABC)
OUTRAS VAGAS
1. Vaga Estágio Engenharia | TEADIT Itatiba SP
Quem somos?
O Grupo TEADIT atua mundialmente no desenvolvimento de soluções para Vedação Industrial e Juntas de Expansão, que protegem o meio ambiente e milhares de pessoas contra fluidos químicos agressivos. A Teadit opera 6 plantas de produção: três no Brasil (Itatiba, Campinas e Rio de Janeiro), uma nos EUA, Áustria, Argentina e Índia, além de postos de atendimento espalhados globalmente. A variedade de soluções de vedação desenvolvida pelo Grupo Teadit está presente nas maiores indústrias do mundo, garantindo o perfeito funcionamento operacional com foco na redução de vazamentos.
Requisitos e qualificações:
Cursando Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Química e/ou Química Tecnológica;
Pacote Office Avançado;
Disponibilidade para atuar em Itatiba-SP 100% presencial
Benefícios:
Seguro de vida em grupo;
Refeição no local;
Vale alimentação;
Vale transporte;
Estacionamento no local.
Favor encaminhar os currículos em nosso e-mail: recrutamento@teadit.com (no assunto mencionar "Estágio em Engenharia".
Fonte: Hevilin Carvalho (Grupo TEADIT)
2. Vaga para Analista de Laboratório Químico Pleno em São Paulo - SP
Responsabilidades e atribuições
Apoiar tecnicamente todas as análises do laboratório físico-químico realizando análises físico-químicas para liberação de produto
Vivência em laboratório;
Cumprir as normas, procedimentos e políticas corporativas existentes na empresa, incluindo as pertinentes ao Sistema da Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Requisitos e qualificações
Experiência na área Realizar análises físico-químicas para liberação de produto, área de controle de qualidade foco analítico;
Ensino superior completo em Farmácia, Química, Engenharia ou áreas afins, Vivência em laboratório de controle de qualidade;
Desejável ter atuado em indústria farmacêutica.
Mais informações
Fonte: Lincoln Pereira Ribeiro (ManpowerGroup)
|