.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1000

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt







capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


20/10/2011


1. Grupo organiza homenagem ao professor José Atílio Vanin, falecido há dez anos.

Apoiado pelo Conselho Regional de Química de São Paulo (CRQ-IV), um grupo formado por ex-alunos do professor José Atílio Vanin está planejando fazer uma cerimônia para lembrar os dez anos de seu falecimento, ocorrido em maio de 2001. A ideia é ouvir depoimentos daqueles que conviveram com o professor, cujos ensinamentos influenciaram a carreira e a postura ética de profissionais que hoje ocupam cargos de relevância em vários setores e também daqueles que decidiram seguir os passos do mestre e abraçaram o magistério como principal atividade.
Vanin foi professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo e conselheiro titular do CRQ-IV de 1990 até a sua morte. Autor do livro Alquimistas e Químicas, que lhe valeu o Prêmio Jabuti de 1994, o professor se destacou na década de 1990 por suas atividades como vice-diretor da Fuvest, sendo apontado como o responsável por tornar mais transparentes os exames organizados por aquela fundação para selecionar alunos para a USP, Unifesp, Santa Casa e Academia da Polícia Militar.
Integrante do grupo que está organizando a homenagem, o Bacharel em Química Marcos Sillos, diretor da empresa Edutech Ambiental e antigo colaborador do CRQ-IV, informa que o encontro está agendado para o dia 10 de novembro, das 15h às 18h, na sede do Conselho, em São Paulo.
A adesão será gratuita, mas os interessados devem se inscrever preenchendo o formulário disponível no site do Conselho (www.crq4.org.br). O próprio formulário contém diversas informações sobre o encontro, mas quem precisar de outras poderá solicitá-las exclusivamente pelo e-mail homenagemaovanin@gmail.com.

Fonte: Carlos de Souza (CRQ-IV)


2. IV Curso Teórico-Prático de Microscopia Eletrônica de Transmissão- LNNano

O curso tem como o objetivo aprimorar a formação de atuais e futuros usuários das instalações abertas do LNNano e divulgar as potencialidades da técnica de Microscopia Eletrônica de Transmissão entre estudantes no fim da graduação; pós-graduação e pesquisadores das áreas de ciência de materiais, física e química, notadamente aqueles com prévia experiência em microscopia.
O curso inicia com 40 vagas para as duas primeiras semanas. Ao final da primeira semana será aplicada uma prova para seleção dos 15 alunos que participarão das atividades práticas e teóricas avançadas.

As aulas serão ministradas por membros do laboratório e por palestrantes convidados.

• Dr. Matheiu Kociak, Université Paris-Sud, STEM Group – Laboratoire de Physiques des Solides, Orsay, França. Especialista em espectroscopia de perda de energia por elétrons e ótica em escala nanométrica.

• Dr. Marin van Heel, Imperial Colege London, UK. Especialista em crio microscopia eletrônica e análise de partícula única para resolução de estruturas moleculares.

• Dr. Raúl Arenal, Inst. Nanociencia de Aragon (INA), U. Zaragoza (Spain). Especialista em espectroscopia de perda de energia.

• Dr. Thomas Willum Hansen, Technical University of Denmark, Lyngby (Dinamarca). Especialista em microscopia eletrônica em atmosfera controlada.

Para mais informações acesse o site
http://www.lnnano.org.br/cursomicroscopia/

Fonte: Luiz Fernando Zagonel
(LNNano )

3. 4º. Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas (BrMASS 2009)

De 10 a 13 de Dezembro deste ano (2011) se realizará o 4º. Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (4º. BrMASS) no hotel The Royal Palm Plaza em Campinas. O congresso bienal da BrMASS, em apenas três edições, já se consolidou com um dos principais eventos mundiais em espectrometria de massas, com a participação projetada, este ano, de cerca de 900 congressistas.
O 4º. BrMASS, além de apresentar uma oportunidade única de intercâmbio entre os especialistas e usuários da técnica no Brasil, contará também com a participação de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, da América Latina, do Norte e da Europa, além de muitos brasileiros que atuam em MS no exterior. Este ano, participam como convidados especiais ("plenary lecturers") 4 grandes nomes mundiais em MS: o Dr. Alexandre Makarov (o criador do Orbitrap), o Dr. Michael Karas (o criador do MALDI), O Dr. Michael Gross (editor do JASMS e um dos maiores especialistas em MS) e o Dr. Demià Bracelo (o maor especialista em MS ambiental e um dos químicos mais citados). "Keynote Lectures" serão apresentadas também pelo Dr. Peter Roepstorff, uma referência mundial em proteômica-MS, entre vários outros. Teremos também palestras e posters dos principais pesquisadores e profissionais brasileiros, dando uma visão abrangente do trabalho em MS no Brasil.
O encontro é patrocinado pelas principais companhias de MS (Waters, Applied Biosystems, Thermo Scientific, Bruker, Sinc do Brasil, Agilent, Shimadzu, Perkin Elmer, Leco, Peak Scientific, entre outras), que participarão com stands e palestrantes. O 4º. BrMASS conta também com o Apoio da SBQ, da FAPESP, da CAPES e da UNICAMP. O congresso incentiva a participação de alunos com preços promocionais e promove cursos de MS no sábado (10/12) e user's meetings organizados pelos patrocinadores no domingo (11/12).

Inscreva-se já: http://www.brmass.com.br/congresso/

Fonte:
Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP)


4. Theoretical Chemistry in Rio: a meeting to honour the 65th birthday of Prof. Marco Antonio Chaer Nascimento

Acontecerá no Rio de Janeiro, em junho de 2012, o evento \"Theoretical Chemistry in Rio: a meeting to honour the 65th birthday of Prof. Marco Antonio Chaer Nascimento\".
Maiores detalhes podem ser encontrados em http://r1.ufrrj.br/tcheminrio

Fonte:
Clarissa Oliveira da Silva (UFRRJ)



SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299