.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1129

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ





   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



03/07/2014



SBQ e ACS criam programa para formação de estudantes brasileiros durante o ACS Meeting na Califórnia


A American Chemical Society, ACS, e a Sociedade Brasileira de Química, SBQ realizarão, de 10 a 14 de agosto, o primeiro simpósio para alunos brasileiros de pós-graduação com o objetivo de aperfeiçoar habilidades da prática científica internacional. O simpósio "Next Generation Ambassadors of Chemistry Symposium" terá como participantes 15 alunos brasileiros de pós-graduação. Treze são integrantes do programa Ciência Sem Fronteiras. E dois, Carla Gabriela Azevedo (UNICAMP) e Diego Montes Vidal (UFPR), foram selecionados pela SBQ (para detalhes veja http://boletim.sbq.org.br/noticias/2014/n1348.php) e terão sua participação financiada pela ACS. O evento ocorrerá durante o 248th ACS National Meeting & Exposition em São Francisco, Califórnia.

O simpósio é resultado do trabalho conjunto das duas sociedades e procura responder a necessidades constatadas pelos dirigentes quanto à formação dos pós-graduandos. No foco do treinamento estão os padrões internacionais para apresentações de trabalhos científicos, a importância de situar a carreira de pesquisador em um plano global e o entendimento dos mecanismos de captação de recursos.

A agenda inclui duas sessões de desenvolvimento profissional. A primeira, dia 10 de agosto, terá como apresentadores H. N. Cheng, pesquisador do USDA (United States Department of Agriculture) e fellow da ACS desde 2009, e Bradley Miller, diretor da ACS. Eles vão falar sobre a comunicação da ciência para o público geral e sobre os caminhos globais da carreira, fomentando a inovação e o empreendedorismo. Na sequência da programação os estudantes receberão as boas vindas do presidente da ACS, Tom Barton e do presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo. A jornada do dia 10 inclui apresentações orais e de pôsteres dos trabalhos dos estudantes.

A segunda Sessão de Desenvolvimento Profissional, no dia 13, terá como apresentadores Timothy Hanks, professor de Química da Universidades de Furman, da Carolina do Sul, e membro do Comitê de Atividades Internacionais da ACS, e Luiz F. Silva Jr, professor do Instituto de Química da USP, e secretário geral da SBQ. Um dos temas trata dos princípios da revisão por pares e desenvolvimento da escrita científica, o outro dos aspectos gerais do financiamento da pesquisa.

Para o presidente da SBQ, Adriano D. Andricopulo, o simpósio é o resultado concreto do trabalho de aproximação com a ACS, e de internacionalização, que a entidade vem realizando. A iniciativa abre um valioso espaço de oportunidades para os pós-graduandos da área de química que poderá ser expandido nos próximos anos, observa. É também o reconhecimento por parte da ACS da qualidade da produção científica brasileira. A participação dos estudantes brasileiros no evento será financiada pelo CNPq e pela ACS.

Veja a relação dos 15 participantes do simpósio "Next Generation Ambassadors of Chemistry Symposium"
















Clique aqui para ver o flyer


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299