.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 1029

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt



capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/6/2012



Boletim Eletrônico tem novo Editor


Aldo José Gorgatti Zarbin e Adriano D. Andricopulo,
atual e ex-editor do Boletim Eletrônico da SBQ

Levando em consideração que o tamanho de uma missão é proporcional à grandeza daqueles que previamente a executaram, assumir o posto de editor do Boletim Eletrônico da SBQ (dentro do bojo de incumbências atribuídas ao Secretário Geral) representa um enorme desafio. Criado inicialmente somente como "Boletim da SBQ", era impresso em um papel cor de laranja e distribuído aos associados pelos Correios, juntamente com a Química Nova. O Boletim se tornou eletrônico na gestão 1996/1998, distribuído por email, e editado pelo então Secretário Geral, Prof. Luiz Carlos Gomide de Freitas, da UFSCAR. Nas diretorias subsequentes, editado pelos Profs. Paulo Cezar Vieira (UFSCAR), Luiz Carlos Dias (UNICAMP), Norberto Peporine Lopes (USP-RP) e Luiz Henrique Catalani (IQ-USP) foi sendo ampliado, reformulado e aperfeiçoado, aumentando a tiragem, o conteúdo e a periodicidade, até atingir, na última gestão, sob a editoria do Prof. Adriano D. Andricopulo (USP-SC), o projeto gráfico atual, e a periodicidade semanal de toda quinta-feira.

Nestes mais de 15 anos de vida "eletrônica", o Boletim se tornou presença constante no cotidiano de 8112 pessoas cadastradas que o recebem semanalmente, dentre sócios e não-sócios da SBQ, profissionais e estudantes da Química e de ciências correlatas, estudantes do ensino médio, e cidadãos que têm interesse geral pela química e assuntos relacionados, sem necessariamente um envolvimento profissional. Parafraseando a matéria publicada no Boletim Eletrônico (BE) número 932, de 10/06/2010: "ao longo dessa trajetória, o BE tornou-se uma referência para a comunidade dos químicos ligados à universidade. Passou a acompanhar com regularidade os fatos relevantes sobre as políticas de C&T e sobre o relacionamento dos pesquisadores com os órgãos governamentais, assim como abriu espaço para análises e comentários dos associados sobre esses fatos. Como prestador de serviços, o BE divulga, a cada semana, informes sobre eventos, editais e concursos para contratação profissional, de variadas fontes, funcionando como um elo de ligação não apenas entre os membros da comunidade, mas também com outros grupos profissionais". De lá para cá, nos últimos dois anos, ganhou ainda novas sessões (como o Calendário de Eventos da SBQ e as notas de falecimento), e ampliou seu mecanismo de divulgação, estando presente também nas redes sociais.

Neste primeiro número sob minha responsabilidade, quero deixar um agradecimento especial ao meu antecessor direto, Prof. Adriano D. Andricopulo, não só pela qualidade excepcional do trabalho que desenvolveu nos últimos dois anos, mas também pela serenidade e presteza com que conduziu o processo de transição. Deixo também meus sinceros agradecimentos à Rosangela Fernandes (webmaster/SBQ) e ao Carlos Martins (assessor de imprensa), pelo impagável apoio na elaboração e diagramação do BE.

Voltando ao início desta mensagem, ter meu nome acrescido ao seleto grupo formado por Luiz Carlos Gomide de Freitas, Luiz Carlos Dias, Norberto Peporine Lopes, Luiz Henrique Catalani e Adriano D. Andricopulo (considerando somente o período eletrônico do boletim), me dá a exata noção da magnitude da incumbência que me cabe para editar as próximas 104 edições regulares do BE, além dos números especiais que certamente serão editados. Que não me falte competência e sabedoria para fazê-lo.

Saudações, e boa leitura a todos,

Aldo José Gorgatti Zarbin






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299