.: Oportunidades :.
Boletim Eletrônico
Nº 1071

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


18/4/2013


  CONCURSOS PÚBLICOS / PROCESSOS SELETIVOS PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES

1. Concurso público para o provimento de cargo da carreira do magistério (classe auxiliar) – UTFPR

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 06 (seis) cargos da Carreira do Magistério Superior, categoria funcional de Professor do Magistério Superior, "Classe Auxiliar", para atender a UTFPR, Câmpus Pato Branco.

As inscrições devem ser efetuadas pela Internet, no endereço eletrônico www.utfpr.edu.br, até às 20 (vinte) horas do dia 21/04/2013.

Maiores informações


Fonte: Simone Beux (UTFPR/Campus Pato Branco)



  BOLSAS DE GRADUAÇÃO, DOUTORADO, PÓS-DOC OU SANDUÍCHE

1. Bolsa de pós-doutorado (PNPD CAPES) - UNIFAL-MG, Campus Poços de Caldas ou Campus Alfenas

O grupo de Química do estado sólido disponibiliza uma vaga para bolsista de pós-doutorado PNPD CAPES para atuar no Campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas ou Campus Alfenas. O projeto será desenvolvido sob coordenação do Prof. Dr. Gael Yves Poirier.

O projeto visa o desenvolvimento de novos vidros e vitrocerâmicas com aplicações em óptica. O projeto envolve a síntese de vidros por fusão-resfriamento e filmes finos por evaporação por canhão de elétrons e caracterização desses materiais por difração de raios X, análise térmica (DSC, DTA), espectroscopias FTIR, Raman e UV-visível, microscopia eletrônica e absorção de raios X, além da caracterização de propriedades luminescentes dos materiais vítreos dopados com terras raras.

Contato: Prof. Dr. Gael Yves Poirier (gael.poirier@unifal-mg.edu.br)


Fonte: Gael Yves Poirier (UNIFAL-MG)



2. Processo seletivo para uma vaga de bolsista de pós-doutorado - PNPD (CAPES) - DQ-UFSCar

O Grupo de Eletroquímica e Polímeros UFSCar abre processo de seleção para um(a) pós doutorando pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSCar. O título do projeto é "Desenvolvimento de protótipos e estudo dos mecanismos reacionais nos processos de carga/descarga dos eletrodos positivos de C e Ni em NiCl + NaCl + AlCl3 fundidos, da bateria de sódio-níquel"

As inscrições serão realizadas entre os dias 22 a 26 de abril de 2013. Para realizar a inscrição o candidato deverá enviar e‐mail para: (dalkaine@ufscar.br) mencionando "concurso" e com os seguintes documentos no formato pdf:
i) Currículo Lattes completo e atualizado;
ii) Histórico escolar de Doutorado;
iii) Diploma de título de Doutor ou ata da Defesa de Doutorado e
iv) telefone(s) para contato com horário para ligar.

A seleção será realizada no dia 02 de maio de 2013, apenas por análise dos currículos, documentos e eventual contato via telefone para entrevista, se necessário. O início da bolsa poderá ser imediato (10/05) ou, como prazo máximo em até 15 dias.

Perfil do Bolsista:
O(a) Candidato(a) deverá apresentar diploma de doutorado em Físico-Química (ou áreas afins) com ênfase em Eletroquímica. Caberá ao pesquisador/Coordenador do Projeto responsável pela bolsa (Supervisor) analisar os méritos realizando até entrevista (se necessário) para avaliação sobre o potencial do(a) candidato(a), bem como a real afinidade com a área de pesquisa em questão. Os objetivos destes critérios são basicamente selecionar o(a) mais promissor(a) candidato(a) visando o maior proveito possível desta bolsa e a produção acentuada e efetiva de conhecimento científico.

Neste processo não haverá necessidade de entrevista presencial, pois a mesma poderá ser feita via telefone ou Skype (se necessário).

O objetivo é possibilitar que candidatos que estejam distantes de São Carlos possam participar da seleção sem a necessidade de deslocamento.

A presente bolsa terá duração até 31/10/2014.


Fonte: Carlos V. D´Alkaine (DQ-UFSCar)



3. Bolsa de pós-doutorado - Laboratório de Química de Nanoestruturas (CDTN/CNEN)

O Laboratório de Química de Nanoestruturas do CDTN/CNEN disponibiliza uma (01) vaga para bolsista de pós-doutorado, dentro do Projeto "Obtenção de Grafenos e/ou Nanografites em Dispersão a Partir do Grafite Natural Brasileiro".

O Projeto é uma parceria entre o CDTN, a UFMG e a empresa Nacional de Grafite Ltda. e tem como objetivo geral a esfoliação química de grafites em grafenos de uma e/ou poucas camadas, dispersos em diferentes líquidos, depositados sobre substratos ou sob a forma de filmes finos e auto-sustentáveis. Conhecimentos em química de colóides e superfícies, interações químicas e/ou técnicas espectroscópicas e de microscopia de caracterização de materiais são desejáveis.

Maiores informações: Clascídia Furtado (clas@cdtn.br)


Fonte: Clascidia A. Furtado (CDTN/CNEN)



  OUTRAS VAGAS

1. Bolsa (técnico de nível superior) - INMETRO

Encontra-se disponível 01 bolsa de técnico de nível superior - Perfil: mestre em química analítica ou com experiência profissional de 4 anos. Ênfase: Técnicas de abertura de amostra e/ou técnicas de detecção AAS, ICP OES, ICP-MS.

Interessados, favor enviar currículo para: srbarros-prometro@inmetro.gov.br


Fonte: Sara Regina R. C. de Barros (INMETRO)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299