.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1365

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



16/05/2019



Folha de S. Paulo recebe a SBQ


Reunião com direção do jornal foi pedida pela Sociedade, para falar do momento da pesquisa científica no Brasil e das iniciativas da SBQ

A SBQ, na pessoa do presidente, professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), foi recebida na última segunda-feira por jornalistas da Folha de S. Paulo, líder nacional em circulação, com uma média mensal de 24,1 milhões de visitantes únicos por mês em suas plataformas virtuais. O encontro, requisitado pela SBQ, foi motivado pela necessidade de comunicar-se com a sociedade civil, neste momento delicado para a ciência, a pesquisa e a educação.

Professor Norberto Peporine Lopes (FCFRP-USP), presidente da SBQ, com o repórter Gabriel Alves: "Acredito que é importante reforçar os pontos positivos, não somente aquilo que nós, químicos, temos conquistado em nossos laboratórios e salas de aula, mas formas criativas de enfrentar esse momento difícil."

"É o momento de redobrarmos esforços no sentido de mostrar à sociedade o que fazemos dentro das universidades e nos laboratórios. Talvez os secretários regionais possam fazer esse mesmo tipo de visita em seus estados, e o assessor de imprensa da SBQ está à disposição daqueles que queiram ajuda à distância para realizar esses encontros com a imprensa", declara o presidente da SBQ.

Na reunião com a Folha, do qual participaram os jornalistas Vinícius Mota, secretário de redação e Gabriel Alves, repórter de Ciência e Saúde, Peporine Lopes descreveu a estrutura, os objetivos e o funcionamento da SBQ, falou sobre a 42ª Reunião Anual e as iniciativas da SBQ neste ano, como o Núcleo Mulheres SBQ e o SBQ Acelera.

"A situação calamitosa das universidades e do financiamento à pesquisa já é um assunto tratado na mídia. Acredito que é importante reforçar os pontos positivos, não somente aquilo que nós, químicos, temos conquistado em nossos laboratórios e salas de aula, mas formas criativas de enfrentar esse momento difícil", explica o presidente da SBQ.

A reunião durou aproximadamente uma hora e deixou uma importante porta aberta com a Folha de S. Paulo, um dos veículos com tradicional cobertura de ciências dentro de seu caderno "Cotidiano". O enfoque do jornal em temas ligados à química, física, biologia, astronomia, geologia e outras ciências é sempre dirigido para o público formador de opinião, mas leigo. "Traduzir a ciência para uma linguagem que abranja a todos é uma função importante que a imprensa cumpre em sua missão de retratar a sociedade a cada dia", avalia Peporine Lopes.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299