.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1445

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



28/01/2021



Uma ideia que vingou


Accert, empresa de base química em São Carlos, fatura mais de US$ 1 milhão por ano com produtos e serviços para grandes indústrias

Foi durante seu doutorado, em um estágio no Instituto Max Planck, que Gezimar Souza teve uma ideia que mudou sua vida. Ele percebeu que na Alemanha, a compra de insumos laboratoriais e industriais era uma operação rápida, barata e pouco burocrática, ao contrário do que acontecia no Brasil.

Gezimar Souza, enfatiza a importância da capacitação para empreender: "Na universidade não somos preparados para algumas competências fundamentais na atividade empresarial, como liderar equipes ou compreender o cliente"

Retornou ao País e arregaçou as mangas para criar a Accert, uma empresa que se propunha a atuar justamente nesse segmento. Três anos mais tarde seu contemporâneo de pós-graduação, Fábio Barros, se juntou à iniciativa como investidor. Hoje, 12 anos depois da fundação, a empresa tornou-se um celeiro de inovações ligadas as indústrias farmacêutica, veterinária e de cosméticos. Emprega direta ou indiretamente 17 mestres e doutores e tem faturamento anual superior a 1 milhão de dólares.

Entre as inovações desenvolvidas pelos cientistas da Accert, figura a reciclagem de fármacos, que voltam ao mercado como matéria-prima para o desenvolvimento de padrões analíticos, insumos produzidos pela própria empresa.

"No início eu tinha um plano, mas a realidade nos forçou a adequações. Hoje nosso faturamento está dividido entre produtos (37%) e serviços (63%) e contempla especialidades que não são as minhas de origem", explica o empresário, especializado em química analítica e de microorganismos pela UFSCar.

Para complementar sua formação científica, Gezimar fez cursos da Fundação Dom Cabral e do Sebrae, além de uma MBA em Gestão de Negócios pela ESALQ-USP. Com o apoio da incubadora Parqtec para o desenvolvimento do Accert, ele beneficiou-se da estrutura de fomento à inovação em São Carlos. "Na universidade não somos preparados para algumas competências fundamentais na atividade empresarial, como liderar equipes ou compreender o cliente. Entendo que esses cursos e essa preparação são fundamentais", declara.

Com relação ao investimento inicial, Gezimar entende que o dinheiro sempre pode acelerar as coisas, mas não é o fundamental. "É preciso que o empreendedor tenha um mapa claro de onde está, onde quer chegar e como sua inovação se insere no mercado. Com isso, é possível encontrar fomento sob várias formas, seja investidores-anjo, private-equity, projetos de pesquisa do PIPE e outros", afirma.

O empresário participou de uma roda de conversas JP Conecta, iniciativa do Núcleo Jovens Pesquisadores-SBQ. "A história do Gezimar e da Accert é inspiradora para os doutorandos e pós-doutorandos do Brasil", afirma o pesquisador Alan Pilon, coordenador de mídias do JP-SBQ. "No ano passado, nas conversas do JP Conecta, o caminho pela inovação e empreendedorismo foi citado como uma solução para a falta de oportunidades. O Gezimar mostra que o caminho do empreendedorismo está ao alcance de todos."

Na íntegra da conversa, Gezimar fala mais sobre sua trajetória, os empecilhos encontrados e superados e dá mais dicas para jovens cientistas com visão empreendedora.

Ouça aqui: https://anchor.fm/sbqast/episodes/JP-Conecta-7---Uma-ideia-que-vingou-epi8km

Site da Accert: http://accert.com/

Episódios anteriores do JP Conecta sobre a questão do pós-doutoramento no Brasil e das oportunidades para jovens cientistas:

Episódio 1: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3539.php
Episódio 2: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3543.php
Episódio 3: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3552.php
Episódio 4: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3555.php
Episódio 5: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3557.php
Episódio 6: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3561.php



Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299