11/03/2021
JP Conecta 8
Empreendedorismo cientÃfico: lucros financeiros e ganhos ambientais
Geeco e Natcrom surgem nos laboratórios de quÃmica com propostas para uso econômico de resÃduos
Uma ideia comum a muitos cientistas é compreender o mundo para melhorar a qualidade de vida. QuÃmicos que empreendem demonstram essa ideia com projetos inovadores que aliam o objetivo do lucro à solução de questões ambientais ou sociais. Athos Lima e Isabel Coutinho são dois jovens empreendedores em vias de colocar no mercado produtos e serviços que lidam com a questão de resÃduos de maneiras diferentes.
A Geeco, fundada por Athos dentro da UFMG, utiliza rejeito da mineração de ferro para produzir placas para pisos e revestimentos com materiais livres de cimento Portland, para o nicho de 'arquitetura e design'. A Natcrom, criada por Isabel dentro da incubadora da Prefeitura de Araraquara, trabalha com resÃduos de manga e café para produzir antioxidantes e pigmentos naturais para a indústria alimentÃcia e de cosméticos.
|
Athos Lima (Geeco) e Isabel Coutinho (Natcrom) levam projetos inovadores para o mundo negócios
|
No caso da Geeco, a empresa está na etapa de busca por parceiros para levar a tecnologia e o produto para a escala industrial. "Já fizemos provas de conceito que atestam a qualidade do produto e seu ganho de desempenho, e temos os dados necessários para provar isto", afirma Athos.
Ele explica que foi um bom estudo de mercado que interferiu diretamente no projeto. No inÃcio, o produto desenvolvido a partir da mistura do rejeito com outros insumos, formando o que é chamado de geopolÃmero, tinha um preço alto em relação à s alternativas já consolidadas no mercado. "Tivemos que fazer uma modificação na formulação e no processo produtivo para chegar a um produto competitivo para um determinado nicho, o de pisos e revestimentos de alto desempenho e design", conta o engenheiro quÃmico. "Com a escalada, teremos um preço mais competitivo também para outros nichos, e isso deve ocorrer ao longo dos anos."
A Natcrom, iniciativa mais recente, está em vias de comprovar a viabilidade técnica e econômica de seus produtos e processos. "Ainda temos algumas questões regulatórias a vencer, antes de conseguir escalar", assinala Isabel.
Ela conduz as operações de uma sala de 50 metros quadrados na incubadora da Prefeitura de Araraquara em parceria com a Unesp. Além do espaço onde pode montar seu laboratório, a Natcrom tem apoio administrativo e jurÃdico e um serviço de consultoria muito importante da estruturação do negócio e para superar os desafios do mercado.
"Essa consultoria é uma atividade semanal em que vamos construindo nosso modelo de negócio, estudando as questões tÃpicas dos clientes e de fato transformando o conhecimento que trazemos da universidade para o mercado", explica a quÃmica.
Ela conta que a consultoria da incubadora foi fundamental para ajudar os cientistas da Natcrom a encontrarem soluções para gerar caixa além dos produtos principais da empresa – que exigem algum tempo até se tornarem uma realidade comercial. "Nós chegamos a alguns serviços técnicos e de consultoria que podemos vender para empresas dos segmentos industriais que são nosso foco e isso ajudará a passarmos essa etapa pré-escalada", ressalta Isabel. "É muito trabalho, mas muito compensador."
No JP Conecta 8, disponÃvel na plataforma Anchor, você pode ouvir a Ãntegra da conversa de Athos Lima, Isabel Coutinho e Alan Pilon, membro do Jovens Pesquisadores SBQ, com mais detalhes sobre a trajetória cientÃfica e empreendedora de cada um. O encontro faz parte da série JP Conecta, sobre os dilemas e oportunidades do jovem pesquisador no Brasil, cujos episódios anteriores também estão disponÃveis.
Ouça este episódio: https://anchor.fm/sbqast/episodes/JP-Conecta-8---Lucros-financeiros-e-ganhos-ambientais-erdmp8
JP Conecta 1: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3539.php
JP Conecta 2: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3543.php
JP Conecta 3: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3552.php
JP Conecta 4: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3555.php
JP Conecta 5: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3557.php
JP Conecta 6: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2020/n3561.php
JP Conecta 7: http://boletim.sbq.org.br/noticias/2021/n3565.php
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|