DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

IMPRENSA


  • 19/5/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Biodiversidade: a beleza micromolecular

    Fonte permanente de grande potencial para a pesquisa científica, o universo micromolecular das plantas exerce sua atração sobre os que se dedicam a estudá-lo para entender o "laboratório" perfeito. Esse é a abordagem da palestra de abertura da Reunião Anual da SBQ: "Fascínio e Inspiração do Universo Micromolecular da Biodiversidade", que será proferida por Vanderlan da Silva Bolzani, do IQ da UNESP, no dia 23, às 20:30.



  • 5/5/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Mulheres na Ciência

    SBQ vai homenagear as pesquisadoras Anita Jocelina Marsaioli (IQ/Unicamp), Dorila Piló Veloso (UFMG), Maria Domingues Vargas (UFF) e Marília Oliveira Fonseca Goulart (UFAL)



  • 28/4/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - SBQ e ACS homenageiam jovens talentos da química

    A SBQ e a ACS programaram para a 34ª Reunião Anual da SBQ um evento especial para homenagear 6 jovens talentos na ciência, sendo três norte americanos e três brasileiros, que conquistaram grande destaque e prestígio internacional antes dos 40 anos.



  • 21/4/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - As dificuldades da indústria, e da pesquisa, sustentáveis

    Um cenário da evolução da legislação será apresentado na Conferência "Uso Sustentável da Biodiversidade: Estratégia e Prática",proferida por Paulo Coelho Benevides, gerente Científico da Natura, durante a 34ª Reunião Anual da SBQ, em maio.



  • 31/3/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Avaliação científica em debate

    Simpósio "Avançando na Avaliação Científica em Química", marcado para o dia 25 de maio, como parte das atividades da 34ª Reunião Anual da SBQ, terá como coordenador o presidente da SBQ, César Zucco, e contará com a participação do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e dos pesquisadores Ademir Neves (UFSC) e Jailson B. de Andrade (UFBA).



  • 28/3/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - SBQ promove o maior encontro da comunidade química do país

    O encontro acontecerá em Florianópolis (SC) e registra número recorde de inscritos. É o maior da América Latina para uma área específica, e tem como tema a "Química para um mundo melhor", frase que orienta também as comemorações do Ano Internacional da Química – 2011, evento de âmbito mundial.





  • 31/3/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Fármacos e medicamentos: o diálogo da química com a biologia

    O trabalho de pesquisa sobre fármacos e medicamentos realizado hoje no país acena com a possibilidade de inúmeros resultados positivos. Nesse processo, a universidade desempenha um papel chave ao lado de outros atores, entre os quais os formuladores de políticas públicas de saúde, indústria e agentes governamentais de financiamento.



  • 17/3/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Tendências: RMN e espectrometria de massas abrem novas perspectivas de pesquisa e carreira

    “Novas Tendências de Métodos em RMN e Espectrometria de Massas” é uma das Sesssões Temáticas da 34ª Reunião Anual da SBQ, com quatro exemplos de inovação dentro da crescente produção científica do país na área.



  • 24/2/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - As pesquisas sobre a luz no cotidiano das pessoas

    Fotoprotetores, laser, sondas biológicas, identificação de trabalhos de arte. Esses diferentes recursos incorporam o conhecimento científico da fotoquímica, cujos resultados estendem-se por uma área cada vez maior de atividades voltadas para as necessidades humanas. A fotoquímica e seus campos de aplicação, inclusive nas fontes renováveis de energia, serão o tema de minicurso da 34ª Reunião Anual.



  • 17/2/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - A rápida evolução das tecnologias de caracterização

    O desafio de atender a níveis de exigência cada vez mais complexos na caracterização de materiais faz com que a tecnologia empregada nessa atividade mereça dedicação crescente de pesquisadores da universidade e da indústria.



  • 3/2/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Catálise ganhará importância com o Pré-Sal

    Do ponto de vista químico, dizem os especialistas, as características do petróleo oriundo do Pré-Sal são diferentes do material com que já se trabalha. O que abre uma fronteira para investimentos em pesquisa. Avaliar essa demanda e seus desdobramentos será um dos objetivos do workshop "Catálise na era do Pré-Sal", que acontecerá durante a 34ª Reunião Anual da SBQ, no dia 23 de maio.



  • 20/1/2011

    34ª REUNIÃO ANUAL - Meio Ambiente: a Química olha para o planeta

    A programação da 34ª Reunião Anual da SBQ, como nos anos anteriores, inclui vários assuntos relacionados ao meio ambiente, mas cinco apresentações trarão interesse especial para os interessados em ampliar o conhecimento sobre as pesquisas na área.





  •        » Páginas  1  2


SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299